MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Nota. Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica

Nota. Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica

x

Da Redação

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Atualizado às 09:27

 

 

Nota

 

Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica

 

Veja abaixo nota divulgada ontem à imprensa.

 

__________

NOTA À IMPRENSA - 31/10/2006

 

O Sistema de Controle de Tráfego Aéreo, coordenado pelo Comando da Aeronáutica, vem adotando o controle de fluxo desde o ano de 2005, medida adotada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para permitir pousos e decolagens com a segurança prevista. A visibilidade deste procedimento ficou maior a partir do afastamento temporário dos oito controladores de tráfego aéreo que estavam de serviço no dia do acidente com o vôo 1907, conforme as normas da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

 

Desde a última sexta-feira (dia 27), 15 controladores de outras organizações do Comando da Aeronáutica que já atuaram no Centro de Controle de Brasília iniciaram o curso de readaptação com duração de 90 horas para, posteriormente, complementar o efetivo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (I CINDACTA).

 

Na próxima segunda-feira, dia 6 de novembro, será lançado edital de concurso público pelo Comando da Aeronáutica para a contratação de controladores civis, com previsão de 64 vagas. O curso será realizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

 

Além dessas medidas, está em andamento a contratação temporária de controladores que já estejam na reserva para, após o curso de adaptação, compor as equipes de tráfego aéreo do I CINDACTA. Também foi emitida uma orientação para que os recursos humanos formados na área de controle de tráfego aéreo tenham prioridade de transferência para o I CINDACTA.

Na data de hoje, uma reunião com representantes de todos os órgãos envolvidos (ANAC, INFRAERO, DECEA, SNEA) discutiu o redimensionamento das rotas das empresas aéreas, a fim de elaborar prioridades e agilizar o fluxo de tráfego no país.

Com as medidas já implementadas, é possível se prever que haverá uma gradativa normalização do funcionamento do controle de tráfego aéreo no Brasil.

 

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

 

______________