MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Noronha suspende liminar que afastou prefeito de Catende, no PE, do cargo
STJ

Noronha suspende liminar que afastou prefeito de Catende, no PE, do cargo

Prefeito foi denunciado por supostas irregularidades em procedimentos licitatórios.

Da Redação

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:32

O presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, suspendeu os efeitos da liminar do TJ/PE que determinou o afastamento do prefeito de Catende, no interior de Pernambuco, Josibias Darcy de Castro Cavalcanti.

t

O MP de Pernambuco havia ajuizado ação de improbidade administrativa em desfavor do prefeito por supostas irregularidades em procedimentos licitatórios.

Inicialmente, o juízo de 1º grau indeferiu o pedido de tutela de urgência, mas, ao apreciar o pedido do parquet estadual, reconsiderou a decisão e afastou o prefeito do cargo por prazo indeterminado.

A defesa do prefeito, capitaneada pelo advogado Rafael Carneiro (Carneiros Advogados), entrou com pedido de suspensão liminar ao TJ/PE e interpôs agravo de instrumento. O pedido suspensivo foi parcialmente deferido, sendo fixado o prazo de afastamento em 90 dias. Já nos autos do agravo de instrumento, o Tribunal suspendeu o afastamento temporário e determinou o retorno do prefeito ao cargo.

Em seguida, o presidente do TJ/PE reconsiderou sua decisão e reduziu o prazo a 30 dias. Em novo pedido formulado pelo MP, o juízo de 1º grau determinou novo afastamento do prefeito, dessa vez, pelo prazo de 180 dias.

Diante de novo pedido de suspensão liminar, o TJ/PE deferiu, mas, analisando agravo de instrumento do parquet, o afastamento do prefeito foi novamente determinado pelo Tribunal.

O ministro Noronha, ao analisar o caso, entendeu que não estava demonstrada a excepcionalidade necessária para que seja determinado o afastamento do prefeito:

"É certo que o Poder Judiciário pode e deve corrigir irregularidades identificadas no curso de ações penais e de ações de improbidade administrativa. Entretanto, não se verifica prejuízo para instrução processual que exija o afastamento decretado".

Com a palavra, a defesa

Para o advogado Rafael Carneiro, que defendeu o prefeito, o caso é paradigmático:

"O afastamento cautelar de chefe de executivo municipal, democraticamente eleito, somente pode ocorrer de forma excepcional e desde que demonstrado, de forma clara e precisa, o prejuízo à instrução processual. O caso de Catende é paradigmático: foram incessantes pedidos de afastamento do prefeito por parte MP, sem fundamento idôneo, gerando enorme instabilidade administrativa e política."

  • Processo: 0013901-80.2020.3.00.0000

Veja a decisão.

________