MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL exige licitação em escolha de banco para depósitos judiciais
Licitação pública

PL exige licitação em escolha de banco para depósitos judiciais

O texto altera a Lei de Licitações e é de autoria do deputado Federal Manuel Marcos.

Da Redação

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Atualizado às 12:35

Tramita na Câmara dos Deputados o PL 6.440/19, que pretende que a contratação de banco para receber contas de depósitos judiciais seja feita por licitação pública. A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

t

O deputado Federal Manuel Marcos, autor da proposta, destacou em texto que o CNJ vai permitir que os tribunais do país contratem bancos privados para administrar os depósitos judiciais. Afirmou ainda que a relevância do projeto se dá por estes serem valores especialmente expressivos.

"Hoje esses valores - estimados em mais de R$ 500 bilhões - ficam somente com as instituições públicas. O Banco do Brasil recebe a quantia decorrente dos processos em andamento na Justiça Estadual e a Caixa Econômica Federal fica com o montante dos Tribunais Regionais Federais e da Justiça do Trabalho."

De acordo com o projeto, a obrigatoriedade da licitação para a seleção da instituição bancária que melhor remunere os recursos advindos dos depósitos judiciais busca evitar parcerias entre tribunais e bancos.

Confira o inteiro teor da proposta.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista