MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MT torna ilícito funcional servidor violar prerrogativas da advocacia
Prerrogativas

MT torna ilícito funcional servidor violar prerrogativas da advocacia

Assembleia Legislativa de Mato Grosso derrubou veto do Executivo para instituir a medida.

Da Redação

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:20

A ALMT - Assembleia Legislativa de Mato Grosso derrubou veto do Executivo e tornou lei a tipificação como ilícito funcional casos de desrespeito, por parte de servidores públicos estaduais, às prerrogativas da advocacia.

t

Com a derrubada, fica valendo o projeto de lei complementar, apresentado pelo deputado Faissal Calil, que altera e acrescenta dispositivos à lei complementar 04/90, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos de Mato Grosso. A proposta foi apresentada em abril do ano passado e aprovada em segunda votação em dezembro. No entanto, ao seguir para sanção, o texto acabou vetado integralmente.

Para o presidente da OAB/MT, Leonardo Campos, a medida é importante para assegurar o princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório, trazendo mais garantias para que o cidadão exerça plenamente seu direito de se defender. "Mais que um importante avanço, trata-se de um avanço necessário para o Estado Democrático de Direito. A violação das prerrogativas não atinge apenas a este ou aquele advogado, mas a sociedade como um todo".

Veja a íntegra da norma.

Informações: OAB/MT.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...