MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Militar reformada após cirurgia de mudança de sexo permanecerá em imóvel funcional
Aposentadoria

Militar reformada após cirurgia de mudança de sexo permanecerá em imóvel funcional

A liminar vale até que seja decidida a aposentadoria integral no posto de subtenente.

Da Redação

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Atualizado em 28 de fevereiro de 2020 12:22

O ministro Herman Benjamin, do STJ, deu provimento ao recurso de uma ex-militar transexual para que ela possa permanecer em imóvel funcional da Aeronáutica em Brasília. A liminar vale até que seja decidida a aposentadoria integral no posto de subtenente.

t

Após a militar realizar cirurgia de mudança de sexo, a sua reforma deu-se por incapacidade definitiva para o serviço militar. Ela foi reformada com base no art. 108, inciso VI da lei 6.880/80, que preceitua como hipótese de incapacidade definitiva e permanente para os integrantes das Forças Armadas: "acidente ou doença, moléstia ou enfermidade sem relação de causa e efeito com o serviço militar".

O TRF da 1ª região considerou ilegal o ato de reforma. No entanto, a militar não poderia voltar para o serviço porque já tinha mais de 48 anos - idade máxima para atuação no posto de Cabo. Pediu, então, que tivesse direito a todas as promoções como se na ativa estivesse, ou seja, que tivesse direito de aposentar-se como subtenente, com 35 anos de serviço. Na ocasião, o Tribunal decidiu que a desocupação do imóvel funcional deveria acontecer após a implantação da aposentadoria integral da militar.

A União implantou a aposentadoria referente ao posto de Cabo da Aeronáutica, razão pela qual a transexual sustenta ser indevida a desocupação do imóvel até o correto cumprimento da decisão, que determinou a implantação da aposentadoria integral no posto devido, o de Subtenente.

STJ

Ao analisar o caso, o ministro Herman Benjamin verificou que a inativação da militar foi determinada com proventos integrais, no entanto, não constavam as anotações, registros e, especificamente, as promoções por tempo de serviço às quais a transexual teria direito, se não tivesse sido reformada por ato posteriormente declarado nulo.

Herman Benjamin frisou que a ex-militar deveria ter sido reincorporada ao serviço militar na condição de excedente, fazendo jus a todas as promoções por tempo de serviço a que eventualmente teria direito como se na ativa estivesse.

"Assim, ainda que a Agravante tenha passado para a reserva remunerada, entende-se, em primeiro momento, que ela possui o direito de receber aposentadoria no último posto de praças das Força Aérea Brasileira, qual seja Subtenente, tendo em vista que lhe foi tirada a oportunidade de progredir em sua carreira."

Para o ministro, não há dúvida de que a militar continua sendo prejudicada em sua vida profissional devido à transexualidade. "À vista disso, é inconcebível dizer que a agravante está recebendo a aposentadoria integral, pois lhe foi tirado o direito de progredir na carreira, devido a um ato administrativo ilegal, nulo, baseado em irrefutável discriminação", disse.

Conclusão

De acordo com o ministro, uma vez que a ex-militar é aposentada como cabo engajado, "necessário concluir o seu direito em permanecer no imóvel até que seja decidida a aposentadoria integral no posto de Subtenente. Ademais, forçoso concluir que lhe é devido o reembolso do valor imposto como multa por ocupação irregular".

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.