terça-feira, 26 de maio de 2020

ISSN 1983-392X

Congresso Nacional

Congresso elege novos integrantes para o Conselho de Comunicação Social

Previsto na CF, importante órgão auxilia o Congresso na realização de estudos e pareceres sobre liberdade de expressão, monopólio e oligopólio dos meios de comunicação e outras atribuições.

quarta-feira, 4 de março de 2020

t

O Congresso Nacional elegeu, nesta terça-feira, 3, os nomes dos novos integrantes do Conselho de Comunicação Social. Foram definidos os 13 titulares e 13 suplentes para um mandato de dois anos.

O órgão é formado por três representantes de empresas de rádio, televisão e imprensa escrita; um engenheiro especialista na área de comunicação social; quatro representantes de categorias profissionais e cinco representantes da sociedade civil. O colegiado reúne-se toda primeira segunda-feira do mês nas dependências do Senado.

  • Entenda o que é o Conselho e quais suas atribuições clicando aqui

Veja quem foram os escolhidos:  

Integrantes do conselho

Representantes da sociedade civil: Miguel Matos, Patricia Blanco, Davi Emerich, Luis Roberto Antonik, Fábio Andrade (titulares), Angela Cignachi, Renato Godoy de Toledo, Bia Barbosa, Daniel José Queiroz Ferreira e Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães (suplentes)

Representante das empresas de rádio: Flavio Lara Resende (titular), Guliver Augusto Leão (suplente)

Representante das empresas de televisão: João Camilo Júnior (titular), Juliana dos Santos Noronha (suplente)

Representante de empresas da imprensa escrita: Ricardo Bulhões Pedreira (titular), Juliana Toscano Machado (suplente)

Engenheiro com notórios conhecimentos na área de comunicação social: Valderez de Almeida Donzelli (titular), Olimpio José Franco (suplente)

Representante da categoria profissional dos jornalistas: Maria José Braga (titular), Elisabeth Villela da Costa (suplente)

Representante da categoria profissional dos radialistas: José Antonio de Jesus da Silva (titular), Edwilson da Silva (suplente)

Representante da categoria profissional dos artistas: Zezé Motta (titular), Fabio Almeida Mateus (suplente)

Representante das categorias profissionais de cinema e vídeo: Sonia Santana (titular), Luiz Antonio Gerace (suplente)

Eleição

Os membros do Conselho são eleitos por senadores e deputados Federais, a partir de sugestões de entidades representativas dos setores da comunicação social e da sociedade civil.

Previsto na CF/88 (art. 224), o conselho é um órgão auxiliar do Congresso. Entre suas atribuições, está a de realizar estudos, pareceres e outras solicitações encaminhadas pelos parlamentares sobre liberdade de expressão, monopólio e oligopólio dos meios de comunicação e sobre a programação das emissoras de rádio e TV.

patrocínio

últimas quentes

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram