MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF valida distribuição das sobras eleitorais por todos os partidos de pleito
Matéria eleitoral

STF valida distribuição das sobras eleitorais por todos os partidos de pleito

Relator, ministro Marco Aurélio, entende que norma estabelece um pleito mais democrático.

Da Redação

quarta-feira, 4 de março de 2020

Atualizado às 14:18

Por unanimidade, o plenário do STF julgou constitucional a distribuição das vagas resultantes das sobras eleitorais por todos os partidos e coligações que participaram de pleito.

t

A ação foi ajuizada pelo DEM - Democratas contra art. 3º da lei 13.488/17, que alterou o Código Eleitoral e modificou regras quanto a partilha dos lugares não preenchidos com a aplicação dos quocientes partidários. 

Segundo a legenda, a norma afastou a necessidade de que os partidos e coligações obtenham quociente eleitoral para participarem da distribuição dos lugares não preenchidos com a aplicação dos quocientes partidários e em razão da votação nominal mínima de 10%. Alega que a alteração afronta a lógica do sistema proporcional concebido da CF.

Relator

O ministro Marco Aurélio julgou a ação improcedente. Para ele, a norma, ao estabelecer que "poderão concorrer à distribuição dos lugares todos os partidos e coligações que participaram do pleito" fixa um regime mais democrático, que permite que partidos e agremiações menores tenham condição de concorrer as vagas das sobras eleitorais.

Segundo ele, há casos em que candidatos dessas siglas são bem votados, mas, pelas regras anteriores, não poderiam assumir o mandato, pois a sigla não alcançou o quociente eleitoral.

"O Tribunal, por unanimidade, julgou improcedente o pedido formulado na ação direta, para declarar a constitucionalidade do art. 3º da Lei nº 13.488, de 6 de outubro de 2017, ficando prejudicado o exame dos embargos declaratórios interpostos contra decisão mediante a qual indeferida a liminar, nos termos do voto do Relator."

A votação se deu por unanimidade.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas