MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ. Comissão de corretagem só é devida se concluído o negócio

STJ. Comissão de corretagem só é devida se concluído o negócio

x

Da Redação

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Atualizado às 08:38

 

STJ

 

Comissão de corretagem só é devida se concluído o negócio

 

Quem contrata corretores só deve pagar a comissão de contrato de corretagem se o negócio for efetivado. A decisão, da Terceira Turma do STJ, é de que a comissão só é devida nesses casos e não deve ser paga quando os compradores desistirem do negócio.

 

A discussão judicial começou em uma ação proposta pelos contratantes buscando a devolução pelos corretores dos valores que haviam recebido a título de comissão de corretagem na venda de uma empresa no Rio de Janeiro. A venda não teria se concretizado porque os compradores tiveram problemas com a liberação de financiamento de parte do valor e desistiram do negócio.

 

Em primeiro grau, o juiz negou o pedido. Decisão mantida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o qual concluiu que a comissão de corretagem é devida ainda que tenha havido desistência do negócio por parte do comprador. Diante da decisão, buscou-se o STJ na tentativa de ver assegurada a devolução dos valores pagos.

 

Para a ministra Nancy Andrighi, relatora do recurso especial, a jurisprudência do Tribunal já está assentada no sentido de que a comissão de corretagem só é devida se houver a conclusão efetiva do negócio, sem desistência por parte dos contratantes. Assim, reformou a decisão do TJ, condenando os corretores a devolver os valores recebidos a título de comissão de corretagem, com todos os acréscimos legais. A ministra foi seguida à unanimidade pelos demais integrantes da Terceira Turma.

 

Processo relacionado :

 

REsp 753566 - clique aqui.

_______________

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...