MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Caso Gol: OAB denuncia advogado dos EUA por fraude a famílias

Caso Gol: OAB denuncia advogado dos EUA por fraude a famílias

x

Da Redação

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Atualizado às 09:41

 

Caso Gol

 

OAB denuncia advogado dos EUA por fraude a famílias

 

O presidente da OAB/ES, Agesandro da Costa Pereira, denunciou ontem o advogado americano Charles B. Musslewhite, do escritório Musslewhite & Associados, do Texas/EUA por exercício ilegal da profissão. O advogado americano publicou na imprensa capixaba extensos anúncios, nos últimos dias, oferecendo seus serviços e convocando uma reunião com familiares das vítimas do acidente do vôo 1907 da Gol, o que é proibido pelo Provimento n° 91 do Conselho Federal da OAB, pelo Estatuto da Advocacia e pelo Código de Ética da entidade. Agesandro da Costa Pereira denunciou o fato ao presidente nacional da OAB, Roberto Busato, e ao procurador da República em Cachoeiro de Itapemirim/ES, José Nilson de Lírio, a quem pediu providências imediatas e enérgicas.

 

Nos anúncios publicados, o advogado Musslewhite convoca uma reunião com os familiares das vítimas do avião da Gol -dez dos 154 mortos do acidente eram de Cachoeiro de Itapemirim - para às 10h de amanhã (8/11), no hotel Plaza. O presidente da OAB do Espírito Santo destacou o flagrante desrespeito à Lei 8.906/94, que proíbe a captação de clientes e a mercantilização da advocacia, reforçada pelo Provimento n° 91 da OAB, que veda essa prática e a considera fraude e exercício ilegal da profissão. Ele afirmou que o advogado americano "poderá inclusive ser preso nas próximas horas por desrespeito às leis brasileiras".

 

"Trata-se de um advogado americano, que faz uma anúncio publicitário de destaque, destinado a parentes das vítimas do vôo 1907, para aliciá-los como seus clientes ao arrepio da lei e aos regulamentos, com sérios graves à advocacia brasileira", sustentou Agesandro em sua comunicação ao presidente nacional da OAB e ao procurador da República em Cachoeiro de Itapemirim.

 

O presidente da OAB/ES observou que o fato é tão flagrantemente desrepeitoso às leis e à advocacia brasileiras que o juiz federal do 1° Juizado Especial Cível de Vitória, Roberto Gil Leal Faria, alertou o presidente da Subseção da OAB de Cachoeiro de Itapemirim, Ubaldo Machado, para a ação do advogado norte-americano. Em correspondência àquela Subseção, o juiz afirma: "preocupou-me o fato de um advogado estrangeiro efetivar uma reunião de assessoramento jurídico em solo nacional, sem a indicação de sua inscrição na OAB (Lei 8.906/94 - clique aqui); tal fato inclusive pode vir a ser considerado como captação de clientela (art. 28 e 29 , parágrafo 4° do Código de ética da OAB); por fim, destaco que, restando caracterizado o exercício ilegal da advocacia em território nacional, poder-se-ia também estar diante de tipo penal específico".

 

O advogado Charles B. Musslewhite, segundo os anúncios por ele publicados em jornais de Vitória e Cachoeiro, é de um escritório com endereço em Houston, no Texas. Segundo ele afirma na propaganda, seu objetivo principal "é o de representar as famílias das vítimas do acidente com o vôo 1907 da Gol perante os Tribunais dos Estados Unidos". O avião da Gol se chocou no ar com o jato Legacy, de propriedade de uma empresa dos Estados Unidos e pilotado por americanos.

 

_____________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...