MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP e entidades encaminham proposta para que o legislativo municipal reveja aumento de impostos

OAB/SP e entidades encaminham proposta para que o legislativo municipal reveja aumento de impostos

Da Redação

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Atualizado às 11:25

 

OAB/SP

 

OAB/SP e entidades encaminham proposta para que o legislativo municipal reveja aumento de impostos

 

Em parceria com a Associação Comercial, Sescon e outras dezenas de entidades da sociedade civil organizada, a OAB/SP participou ontem, às 11 horas, na Associação Comercial de São Paulo, de reunião de trabalho para tratar da análise das mudanças na forma de cobrança dos impostos municipais, especialmente IPTU e ISS, contemplados pelo projeto de lei 552/06, do Executivo Municipal.

 

“Um mesmo projeto de lei não pode tratar de diferentes matérias tributárias (ISS, IPTU e ITBI) porque isso fere as normas da Lei Complementar 95/96, que estabelece que cada lei tratará de um único objeto. Além disso, o aumento da carga tributária pretendido desrespeita dois princípios constitucionais: da capacidade contributiva (Art. 145) e do não confisco (Art. 150)”, afirmou Luiz Antonio Caldeira Miretti, presidente da Comissão de Assuntos Tributários da OAB/SP, durante o encontro.

 

A OAB/SP e a Associação Comercial de São Paulo elaboraram um estudo, encaminhado ao prefeito Gilberto Kassab, no qual as entidades fazem uma análise e considerações sobre os aspectos jurídicos do projeto de lei, analisando cada imposto. Gastão Alves de Toledo, consultor jurídico da Associação Comercial, que assina o trabalho com Miretti, ressalta que no caso do IPTU, o projeto cria o ‘fator de localização”, fixando três áreas diferentes na zona urbana de São Paulo para incidência do imposto com alíquotas diferenciadas e ferindo, portanto, a isonomia tributária. Também lembram que o fator de localização ainda não foi regulamentado. “ A base de cálculo do IPTU é o valor venal, ou seja, o maior valor pelo qual pode ser comercializado um imóvel no mercado. Este novo critério trará distorções, além de desobedecer o Código Tributário Nacional”, diz Gastão.

 

Sérgio Approbato Júnior, vice-presidente do Sescon, apresentou o impacto que o projeto traria para os contribuintes, caso fosse aprovado o chamado projeto “x-tudo”. Segundo o estudo, o aumento gerado pelo projeto pode chegar a um aumento de 9,3% no imposto a pagar em 2007, comparando-se a 2006. São Paulo possui 2,8 milhões de imóveis, entre residenciais e não residenciais.

 

Para Guilherme Afif Domingos, presidente da ACSP, a sociedade civil organizada precisa estar atenta porque é no final do ano que costumamos “ tomar bola pelas costas”. “ Devemos esgotar as fase de negociação com o Executivo visando uma revisão do projeto”, afirmou. O representante da OAB/SP tem expectativa positiva em torno da mudança. “ O Executivo municipal demonstrou sensibilidade em receber essas propostas, e, num passo seguinte, queremos rever a forma como foi apresentado o PL, o seu conteúdo para possivelmente termos o desmembramento em vários projetos com as correções devidas das distorções, das violações, para haver um trâmite adequado na Câmara dos Vereadores”, completou.

 

De acordo com a presidente em exercício da OAB SP, Márcia Regina Machado Melaré, “mais uma vez a Ordem mostra-se atenta à elaboração legislativa e apresenta parecer fundamentado à Prefeitura Municipal de São Paulo, ressalvando as ilegalidade do projeto e justificando a falta de capacidade de o cidadão suportar novo arrocho tributário”, pondera Márcia Melaré.

______________

 

 

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista