MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP lança campanha de incentivo à doação de órgãos

OAB/SP lança campanha de incentivo à doação de órgãos

Da Redação

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Atualizado às 07:47

 

DOAÇÃO

 

OAB/SP lança campanha de incentivo à doação de órgãos

 

Em parceria com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e Associação Brasileira de Transplantados de Fígado e Portadores de Doenças Hepáticas (Transpática), a Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/SP promoveu ontem e também promove hoje, às 19h, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385), o seminário “Transplantes de Órgãos e Tecidos”. Durante o evento, que foi aberto pela presidente em exercício da OAB/SP, Márcia Regina Machado Melaré, haverá o lançamento de campanha de incentivo à doação de órgãos, que visa minimizar o tempo de espera por um transplante no Brasil.

 

Calcula-se que hoje 60 mil brasileiros estejam na fila dos transplantes. Para atestar a morte encefálica do doador são necessários três exames: duas provas clínicas realizadas por médicos diferentes e um Doppler transcraniano, uma angiografia cerebral ou outro exame gráfico. “ Precisamos desmistificar toda as histórias em torno da doação de órgãos para que tenhamos número maior doadores e possamos minorar a rotina de sofrimento de quem espera na fila”, ressalta Márcia Melaré.

 

Segundo o presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/SP e membro da Sociedade Brasileira de Bioética, Erickson Gavazza Marques , a doação de órgãos é uma corrida contra o tempo, já que a partir da morte encefálica, a retirada dos órgãos tem de ocorrer em 72 horas. Marques lembra que junto com o lançamento da campanha de incentivo à doação de órgãos, as entidades vão disponibilizar um folder denominado “Entenda a Doação de Órgãos”. Além de telefones úteis para quem quiser se tornar um doador, o impresso responde a uma série de dúvidas sobre doações. Traz também a Legislação a respeito; órgãos e tecidos possíveis de doação de cadáveres; questões de saúde e religiosas; beneficiários de transplantes; doação de doadores vivos; e critérios para diagnósticos de morte encefálica e orientação aos familiares, entre outras questões, são abordados de forma didática.

 

Durante o seminário na OAB/SP foram realizadas quatro palestras. O médico Roberto Schilindwein, coordenador do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) ministrou ontem a palestra “O Programa Nacional de Transplantes”. Em seguida aconteceram as palestras “Panorama da Doação e dos Transplantes no Brasil”, com a médica-assistente da Unidade de Transplante Renal do HC da Faculdade de Medicina da USP e presidente da ABTO, Maria Cristina Ribeiro de Castro; e a “Logística do Processo de Doação de Órgãos” com o médico Milton Glezer, coordenador da Organização de Procura de Órgãos do HC-FMUSP. A noite foi encerrada com a palestra “Diagnóstico de Morte Encefálica” do médico Célio Levyman, neurologista do Departamento de Medicina Interna do Hospital Israelita Albert Einstein e ex-coordenador da Comissão de Morte Encefálica do Conselho Regional de Medicina.

 

Hoje, acontecerão mais três palestras. Na abertura, o médico Luiz Augusto Pereira, coordenador de Transplantes do Estado de São Paulo fala sobre a “Situação das Doações de Órgãos e Transplantes no Estado de São Paulo”. Na seqüência o advogado Luiz Antonio Velani, especialista em Direito Médico e secretário da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/SP, ministra a palestra “Legislação Aplicável às doações e Transplantes no Brasil”; e o transplantado Sidnei Moura Nehme, fundador e conselheiro da Transpática aborda a “Visão dos Pacientes a Respeito da Doação e dos Transplantes”.

 

________________

 

 

______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...