MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente reeleita para o IAB reforça papel da instituição contra "atitudes fascistas" de Bolsonaro
Eleição

Presidente reeleita para o IAB reforça papel da instituição contra "atitudes fascistas" de Bolsonaro

A eleição aconteceu na quarta-feira, 25.

Da Redação

quinta-feira, 26 de março de 2020

Atualizado às 16:13

A advogada trabalhista Rita Cortez foi reeleita presidente do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, com a maior votação já registrada em eleições, com 380 votos. A presidente reforçou a importância do papel do IAB neste momento difícil, "marcado por atitudes fascistas do chefe do Poder Executivo que, para nós, democratas e defensores dos direitos sociais, já não surpreendem".

A presidente será a primeira mulher a ter dois mandatos consecutivos à frente da entidade. A nova diretoria para o biênio 2020/22 foi eleita na AGE - Assembleia Geral Eleitoral, realizada na quarta-feira, 25, que teve uma única chapa inscrita, formada quase integralmente pelos consócios eleitos para o primeiro mandato (2018/20).

t

Diante da crise decorrente do avanço do coronavírus, a presidente reforçou o papel a ser cumprido pelo IAB no momento.

"Podemos colaborar, como sempre fizemos, para enxergar novos horizontes, cessada a situação de risco provocada pelo vírus à população. Nós temos autoridade para combater atitudes autoritárias que poderão ser adotadas por oportunismo."

Reconduzido para mais dois anos no cargo, o 1º vice-presidente, Sergio Tostes, também comentou sobre a atuação do IAB em tempos de pandemia.

"Estamos vivendo a quadra mais dura de nossa História, como também uma grave questão institucional, quando o presidente da República age em dissintonia com prementes interesses nacionais. O IAB, patrimônio cultural do País, teve o mandato dos seus dirigentes renovado para, no curso dos próximos meses, ser o porta-voz do pensamento jurídico nacional."

Com o avanço da crise na área da saúde pública, a Comissão Eleitoral 2020, presidida por Armando de Souza e integrada por André Marques e Jorge Folena, decidiu facultar a possibilidade do voto eletrônico a todos os membros efetivos e habilitados, inclusive os residentes na cidade do RJ.

A medida visou à preservação da saúde dos consócios e funcionários. Contudo, no hall de entrada do prédio onde fica a sede do IAB, no centro do RJ, uma urna foi colocada à disposição dos consócios que fizessem questão de votar presencialmente. Ao final da apuração, foram computados 429 votos, dos quais dois nulos e 47 inválidos.

Votaram na sede do IAB a presidente reeleita, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, o 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches, a 3ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães, Jorge Folena e a consócia Mônica Alexandre Santos.

Rita Cortez é a segunda mulher a presidir o IAB. A primeira foi Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, no biênio 2006/08.

_____________________

t

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...