MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Psol pede que STF libere uso de UTIs particulares pelo SUS: "vidas com dinheiro não valem mais"
ADPF 671

Psol pede que STF libere uso de UTIs particulares pelo SUS: "vidas com dinheiro não valem mais"

Para o partido, compete a todos os entes da federação intervir na propriedade privada.

Da Redação

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Atualizado às 14:51

O Psol ajuizou ação no STF pedindo que o Poder Público possa utilizar leitos de UTIs mesmo na rede privada, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Para o partido, cabe ao SUS assumir integralmente a gestão de hospitais e profissionais de saúde públicos e privados, a fim de garantir o acesso igualitário aos serviços por meio de uma fila única de acesso.

t

A legenda argumenta que a CF prevê que, em caso de perigo público iminente, a propriedade particular pode ser usada por autoridade competente, mediante indenização posterior ao proprietário em caso de dano.

"Em meio a uma pandemia e a essa crise, é justo que haja igualdade no acesso a esses leitos. (...) Vidas com dinheiro não valem mais que as outras."

Para o partido, compete a todos os entes da federação, nas suas respectivas esferas administrativas, intervir na propriedade privada, de maneira razoável e proporcional, a fim de concretizar o direito fundamental à saúde, à vida, à igualdade e à dignidade humana.

O relator da ADPF é o ministro Ricardo Lewandowski.

_____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas