MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Comissão de Defesa do Consumidor aprova PL que permite ao consumidor escolher foro para ações

Comissão de Defesa do Consumidor aprova PL que permite ao consumidor escolher foro para ações

Da Redação

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Atualizado às 08:42

 

Consumidor

 

Comissão permite que consumidor escolha foro para ações

 

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou ontem o Projeto de Lei 6346/05 (clique aqui), do Senado, na forma do substitutivo do relator, deputado Jonival Lucas Junior. O texto assegura ao consumidor o direito de pedir a mudança do foro para julgamento de ações decorrentes de relações de consumo quando o foro definido prejudicar sua defesa. O projeto original tornava nulas as cláusulas contratuais que indicassem um foro prejudicial à defesa do consumidor.

 

Jonival Lucas Junior afirmou que, em muitas situações, não há como o fornecedor avaliar, no momento da contratação, o grau de prejudicialidade do foro eleito em relação a cada um dos consumidores contratantes. "Pode ocorrer que, naquele momento, o foro eleito seja o mais favorável para o consumidor e, depois, por mudança de residência, torne-se um local que prejudique a sua defesa", observou.

 

Processo Civil

 

O texto aprovado torna nulas as cláusulas contratuais que estabeleçam, para o julgamento de ações decorrentes de relações de consumo, um foro que contrarie as regras do Código de Processo Civil. De modo geral, essas regras determinam que o consumidor será demandado em seu domicílio e demandará o fornecedor no domicílio da sede, da sucursal ou do local da prestação do serviço. "O Código de Processo Civil já estabelece critérios bem ponderados e adequados para a escolha do foro, de forma a não acarretar prejuízos ao consumidor", avaliou o relator.

 

Tramitação

 

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

________________