MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prazo para embargos à execução tem início a contar da garantia do juízo
Liminar

Prazo para embargos à execução tem início a contar da garantia do juízo

Justiça de SP suspende exigibilidade de crédito não tributário.

Da Redação

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Atualizado às 14:43

A juíza de Direito Marcia Yoshie Ishikawa, de Valinhos/SP, deferiu liminar para instituição financeira e suspendeu a exigibilidade de crédito de R$ 2,42 mi, objeto de execução, reconhecendo a tempestividade dos embargos opostos.

A instituição opôs embargos à execução fiscal do município, mas a serventia certificou a intempestividade dos embargos, pois a intimação da penhora de numerário ocorreu em 12/7/18, e os embargos foram protocolados em 29/8/18, quando já decorridos os 30 dias úteis para defesa.

Tempestividade

t

A julgadora explicou que, via de regra, o termo inicial para embargos à execução fiscal será contado a partir da intimação da constrição, a qual ocorreu em 12/7/18, data em que foram penhorados R$ 1,7 mi.

"Anoto, por oportuno, que o STJ sedimentou a tese de que o prazo para oferta dos embargos se inicia da intimação da penhora, e não da juntada nos autos do mandado cumprido.

Entrementes, a C. Corte também assinalou que, havendo garantia do débito, após decisão judicial a respeito, inicia-se o novo prazo para apresentação de embargos e a garantia prestada operará como substituição da primeira penhora, caso a primeira realizada tenha sido insuficiente."

Como a primeira penhora foi, de fato, insuficiente para quitar a dívida; e o seguro oferecido é admitido legalmente como modalidade de garantia aceita na execução fiscal, a juíza deferiu a garantia ofertada.

"Nesse contexto, da interpretação sistemática da Lei de Execução Fiscal, tem-se que o prazo para oposição de embargos tem início a contar da garantia do juízo, nos termos do art. 16, II, da referida lei, de modo que o prazo de 30 dias úteis para a oferta de embargos à execução fiscal teve início em 31.07.2018, e os embargos foram distribuídos em 29.08.2019, antes do decurso do prazo legal. A defesa é, portanto, tempestiva."

O escritório Coelho & Morello Advogados Associados defende a instituição financeira na causa.

________________

t

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...