MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas mineiro propõe nulidade da indicação de vaga de conselheiro

Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas mineiro propõe nulidade da indicação de vaga de conselheiro

Da Redação

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Atualizado às 09:34

 

STJ

 

Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas mineiro propõe nulidade da indicação de vaga de conselheiro

 

O Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (SINTC-MG), ajuizou Reclamação (RCL 4755 - clique aqui), no Supremo Tribunal Federal, contra indicação de membro do Tribunal de Contas de Minas Gerais pelo governador do estado. Pede, liminarmente, a suspensão do ato de indicação do conselheiro da corte contábil.

 

A defesa conta que o STF, nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade 153 e 3361, determinou que nos Tribunais de Contas estaduais, compostos por sete conselheiros, três deles serão indicados pelo governador do estado, cabendo-lhe indicar um entre os auditores e outro entre os membros do Ministério Público Especial. A terceira indicação seria de livre escolha. Os outros quatro seriam indicados pela Assembléia Legislativa.

 

A defesa alega que dos conselheiros indicados pelo governador, um é ex-auditor e o outro é de livre nomeação. A terceira indicação feita pelo governador, segundo o sindicato, contraria a decisão do STF. "A vaga a ser preenchida deve ser feita dentre os procuradores do Ministério Público do Tribunal de Contas do estado de Minas Gerais (MPTC/MG). Mas o governador do estado indicou para a vaga de conselheiro a esposa do vice-governador, Sra. Adriene Barbosa de Faria Andrade, sendo que a mesma não compõe o quadro de servidores efetivos do MPTC-MG", disse a defesa ao se referir a vaga em aberto.

 

No mérito, a proponente pede seja julgada procedente a reclamação, determinando a nulidade da indicação.

 

______________