sexta-feira, 23 de abril de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Pandemia

Empresa varejista consegue prorrogar pagamento de tributos Federais

Para decidir, desembargadora Ângela Catão, do TRF da 1ª região, considerou consequências econômicas causada pela pandemia.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

A desembargadora Ângela Catão, do TRF da 1ª região, deferiu a antecipação da pretensão recursal para determinar a postergação dos vencimentos de parcelas tributárias federais de uma rede de varejo.

A empresa interpôs agravo de instrumento com pedido de antecipação da pretensão recursal contra sentença que indeferiu o pedido de prorrogação dos vencimentos dos parcelamentos federais da autora, para o último dia útil do terceiro mês subsequente, nos termos da portaria MF 12/12.

t

A parte agravante alegou ser contribuinte de tributos devidos à União Federal e que, com a decretação de estado de calamidade pública pela União, pelo Estado de Minas Gerais e por diversos municípios mineiros, em razão da pandemia do novo coronavírus, suportará graves prejuízos econômico-financeiros.

Ao analisar o pedido, a desembargadora explicou que medidas emergenciais tomadas pelos entes federativos para lidar com a pandemia já estão trazendo consequências extremamente danosas sobre a economia.

"Atenta aos princípios gerais de direito e ao bem comum, entendo, nesse exame de cognição sumária, ser necessária a prorrogação do vencimento de tributos vincendos e vencidos a partir de março/2020, para dar fôlego às empresas e permitir que mantenham suas atividades, até para que possam honrar com seus compromissos fiscais."

Com este entendimento, a desembargadora deferiu a antecipação da pretensão recursal para promover a postergação dos vencimentos de parcelamentos federais.

  • Processo: 1010023-22.2020.4.01.0000

Veja a decisão.

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 22/4/2020 11:56

LEIA MAIS