MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa não consegue desconto em aluguel por risco de dano de difícil reparação
Aluguéis

Empresa não consegue desconto em aluguel por risco de dano de difícil reparação

Juiz suspendeu liminar que concedia o desconto de 50% do aluguel.

Da Redação

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Atualizado às 12:55

Empresa de serviços de buffet que suspendeu as atividades devido à pandemia não consegue desconto em aluguel. Decisão é do desembargador Marcos Ramos, da 30ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, ao suspender liminar de 1º grau que concedia o desconto de 50% do aluguel.

t

O locatário alegou que foi obrigada a suspender as atividades de seu buffet em razão da pandemia do coronavírus, com isso, afetando a capacidade de pagamento do aluguel do imóvel. Informou, ainda, que conta com cinco funcionários em sua folha que dependem dos salários para sustento próprio e das famílias. Assim, requereu o desconto de 70% do valor do aluguel vigente.

Em 1º grau, o juiz concedeu a redução de 50% do aluguel, considerando o risco do inadimplemento por fato imprevisível, que levaria ao despejo. O magistrado considerou que na outra ponta figuraria pessoa jurídica que se beneficiaria pela manutenção do contrato, "pois certamente não conseguiria locar o imóvel com facilidade na conjuntura atual".

Em sede recursal, a locadora solicitou o efeito suspensivo da liminar por depender dos locativos para dar continuidade às suas atividades empresariais.

O relator do recurso, desembargador Marcos Ramos, considerou o risco de dano de incerta ou difícil reparação à locadora, já que depende dos locativos. Considerou, ainda, não demonstrado, de modo efetivo, qual a real situação financeira da locatária, ou seja, quais seus ativos e passivos.

"Ademais, o aluguel que venceu no corrente mês, ou seja, em 10.04.2020, é referente a março e apenas ao final daquele mês a locatária foi atingida com as medidas decorrentes do decreto 64.881/20"

Sendo assim, o relator suspendeu os efeitos da liminar de 1º grau que reduziu o aluguel do imóvel em 50% do valor atual.

O advogado Hugo Tavares de Souza atua pela locadora.

Confira a decisão.

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas