MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sindicato consegue suspensão de protestos e negativações contra bares e restaurantes durante pandemia
Economia

Sindicato consegue suspensão de protestos e negativações contra bares e restaurantes durante pandemia

Para decidir, magistrado considerou que isolamento social e o fechamento de empresas estão impactando negativamente a economia.

Da Redação

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Atualizado às 10:59

O juiz de Direito Jose Hélio da Silva, da 1ª vara Cível de Pouso Alegre/MG, concedeu tutela de urgência para suspender registro de protestos e possíveis negativações de estabelecimentos representadas pelo Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de Pouso Alegre durante o período de pandemia e calamidade pública.

t

O Sindicato explicou que, a quarentena e o isolamento social interferiram no funcionamento de empresas de gastronomia e alimentação e, assim, a inclusão de protestos automáticos pode inviabilizar por completo a continuidade de centenas de empresas.

Neste contexto, ajuizou ação civil pública com pedido de tutela de urgência pleiteado a suspensão de registro de protestos por 30 dias, exclusão dos lançamentos negativos dos últimos 30 dias e proibição de inclusão de novos lançamentos pelos órgãos de proteção de crédito a partir do ajuizamento da ação até 30 dias após a revogação da situação de emergência ou a liberação do comércio local.

Ao analisar o pedido, o magistrado entendeu ser passível de acolhimento a tutela de urgência, uma vez que a suspensão das atividades das empresas representadas pelo sindicato autor, afetadas pela quarentena imposta por conta da pandemia, é fato incontroverso.

Com este entendimento, o magistrado concedeu a tutela de urgência pleiteada pelo sindicato para determinar a suspensão do registro de protestos e inclusão nos órgãos de proteção ao crédito por um período de 90 dias considerando os 30 dias anteriores ao protocolo da ação e 60 dias posteriores, de modo que se houver algum débito registrado no período, que seja suspenso o seu registro em protesto ou restrição.

O advogado Jose Luiz Paiva Fagundes Junior, do escritório Fagundes Advogados atua na causa pelo sindicato.

Veja a decisão

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...