MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. União tem 48h para apresentar exames de Bolsonaro para covid-19
Publicidade

União tem 48h para apresentar exames de Bolsonaro para covid-19

De acordo com a juíza, "No Estado Democrático de Direito, a publicidade é regra geral. O sigilo é a exceção".

Da Redação

terça-feira, 28 de abril de 2020

Atualizado às 08:18

A juíza Federal Ana Lucia Petro Betto, 14ª vara de São Paulo, determinou que a União forneça em 48h os laudos de todos os exames aos quais foi submetido o presidente Jair Bolsonaro para a detecção da covid-19. Na decisão, a magistrada enfatizou: "No Estado Democrático de Direito, a publicidade é regra geral. O sigilo é a exceção".

t

A ação foi ajuizada pelo jornal O Estado de S. Paulo contra a União. O veículo de imprensa aduziu que entre os dias 7 e 10 de março de 2020 uma comitiva de ministros de Estado, secretários de Governo, parlamentares e empresários, liderada por Bolsonaro, viajou ao Estados Unidos, onde se reuniu com lideranças norte-americanas, e, desde então, os veículos de comunicação noticiaram que 23 pessoas que compuseram e acompanharam aquele cotejo presidencial foram infectadas com o novo coronavírus, suscitando especulações e dúvidas sobre a saúde do presidente.

A União, por sua vez, disse não estar obrigada a violar a intimidade de Bolsonaro.

Publicidade x Sigilo

Ao analisar o pedido, a magistrada invocou dispositivos da lei de acesso à informação, que consagraram a regra da transparência no acesso a documentos públicos: "observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção".

De acordo com a juíza, a demanda não objetiva uma devassa injustificável na vida privada de Bolsonaro, mas tão somente o acesso aos laudos dos exames relativos à covid-19.

"No atual momento de pandemia que assola não só Brasil, mas o mundo inteiro, os fundamentos da República não podem ser negligenciados, em especial quanto aos deveres de informação e transparência. Repise-se que 'todo poder emana do povo' (art. 1º, parágrafo único, da CF/88), de modo que os mandantes do poder têm o direito de serem informados quanto ao real estado de saúde do representante eleito."

Assim, deferiu a tutela provisória de urgência, para determinar à União que forneça, no prazo de 48h os laudos de todos os exames aos quais Bolsonaro foi submetido para a detecção da covid-19, sob pena de fixação de multa de R$5 mil por dia de omissão injustificada.

Veja a decisão.

_____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...