MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. José Levi assume comando da AGU
Nomeação

José Levi assume comando da AGU

Jurista ocupa o cargo deixado pelo novo ministro da Justiça, André Mendonça.

Da Redação

terça-feira, 28 de abril de 2020

Atualizado às 08:14

José Levi Mello do Amaral Júnior foi nomeado, nesta terça-feira, 28, para assumir o cargo de advogado-Geral da União. O jurista assumiu o comando da AGU no lugar de André Mendonça, que agora é ministro da Justiça.

t

José Levi é mestre em Direito do Estado e Teoria do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, na qual é livre-docente em Direito Constitucional.

O jurista atuou na Casa Civil da Presidência da República, no governo Fernando Henrique Cardoso e começo do mandato de Lula, bem como na Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais, na gestão de Aécio Neves. Foi assessor especial de José Serra no governo de São Paulo e comandou a assessoria jurídica da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República durante o governo Dilma Rousseff.

Foi Consultor-Geral da União de junho de 2015 a maio de 2016, antes de assumir como Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, cargo que ocupou entre maio de 2016 e novembro de 2017.

Em 2017, em caráter interino, foi ministro da Justiça no lugar de Alexandre de Moraes. Foi procurador-geral da Fazenda Nacional entre janeiro de 2019 até abril de 2020.

Veja a nomeação no DOU desta terça-feira, 28:
_______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas