MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/RS pede que CNJ dê autonomia aos tribunais para restabelecerem expediente
Pandemia

OAB/RS pede que CNJ dê autonomia aos tribunais para restabelecerem expediente

O pedido visa alterar artigo da resolução 314/20 para que cada tribunal proceda de acordo com a sua região durante a pandemia.

Da Redação

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atualizado às 15:04

A OAB/RS solicitou ao CNJ autonomia para os Tribunais decidirem sobre o estabelecimento do expediente interno. O pedido busca alterar artigo da resolução 314/20 que regulamenta as atividades do Poder Judiciário em decorrência da pandemia.

No requerimento, a OAB/RS pede, ainda, que a advocacia, a Defensoria Pública, o Ministério Público e as procuradorias, ao retirarem os processos físicos em carga, consigam auxiliar a digitalização para que possam tramitar de forma eletrônica.

t

A seccional destacou a importância de alterar e clarear os termos da resolução 314/20, para que seja possibilitado a cada Tribunal, principalmente aqueles em que existe a predominância de processos físicos, a autonomia de decidir sobre o restabelecimento do expediente presencial.

Segundo o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, cada Tribunal deve ter autonomia para deliberar dentro de sua realidade, não podendo ser uma decisão genérica.

"Atualmente, o RS tem mais de três milhões de processos físicos em andamento. Se a resolução 314 não for flexibilizada, não teremos a retomada gradativa do andamento dos processos físicos. Sem contar que teremos graves prejuízos para a cidadania, principalmente para os Estados com grande quantidade de processos físicos em tramitação."

  • Processo: 0003248-03.2020.2.00.0000

Confira a íntegra do requerimento.

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirust