MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Trabalhadora necessitada poderá sacar parte do FGTS mesmo antes da data prevista em MP
Calamidade pública

Trabalhadora necessitada poderá sacar parte do FGTS mesmo antes da data prevista em MP

Juiz negou recurso da CEF para barrar saque.

Da Redação

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Atualizado às 09:43

Em 1º grau, foi deferida a liberação da verba, limitada a R$ 1.045, com espeque na lei 8.036/90 e na MP 946/20. Inconformada, a CEF postulou efeito suspensivo ao recurso, sustentando a incompetência do juízo, e ilegalidade na medida.

t

Em análise do recurso, o magistrado destacou que a CEF não é detentora do referido crédito, mas apenas gestora e fiscal da respectiva regularidade. Portanto, o caso não atrai a competência da JF.

Quanto ao mérito, o magistrado observou que o juízo a quo apenas antecipou os efeito da MP 946/20, a qual prevê a possibilidade do FGTS, no limite estipulado pelo juiz, a partir de 15 de junho. Considerou, ainda, que a antecipação autorizada na sentença tem razões bastantes, e não representa qualquer prejuízo à requerente - que, em um mês, terá de liberar o valor por força da MP.

Ele destaca que, pela lei 8.036/90, haveria hipótese inclusive mais ampla que a prevista na MP, qual seja, de liberação integral da verba, a depender da necessidade, ante o estado de calamidade pública.

 "Em tal caso, portanto, demonstrado o concurso dos dois pressupostos - o estado de calamidade pública por desastre natural de ordem biológica (como é o caso) e a necessidade pessoal da reclamante." 

Assim, indeferiu tutela pleiteada pela CEF. O recurso seguirá nos autos principais, para análise do relator. 

  • Processo: 0006397-38.2020.5.15.0000

Veja a decisão.

___________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atalizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

 

t