MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fachin concede domiciliar negada por magistrado que considerou que só astronautas estão livres do coronavírus
Habeas corpus

Fachin concede domiciliar negada por magistrado que considerou que só astronautas estão livres do coronavírus

Ministro concedeu ordem de ofício ao considerar que fundamentos anteriores basearam-se em percepções pessoais.

Da Redação

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Atualizado às 12:01

O ministro Edson Fachin, do STF, não conheceu de HC mas decidiu conceder, de ofício, prisão domiciliar a mulher que cumpria regime semiaberto.

O pedido havia sido negado por desembargador do TJ/SP, que considerou irrelevante o risco de contaminação por coronavírus, e que, à exceção dos astronautas, todos estariam sujeitos a contrair a covid-19.

Para o ministro, considerações pessoais do magistrado, além de não servirem de motivação adequada para decisões judiciais, "vão na contramão das atuais recomendações sanitárias" e contrariam diretrizes do CNJ.

t

De acordo com a Defensoria Pública de SP, a mulher estava presa em regime semiaberto em unidade penitenciária superlotada e sem equipe de saúde adequada. Em virtude da pandemia, a DP pediu para que ela cumprisse a pena em prisão domiciliar, mas o pedido foi negado em 1º grau, no TJ/SP e STJ.

No HC impetrado no Supremo, a Defensoria alegou que o estabelecimento prisional, além de superlotado, não tem equipe mínima de saúde e também é constante a falta de água no local. Argumenta, ainda, que a negativa da domiciliar se deu em decisão desprovida de fundamentação idônea, baseada na gravidade abstrata do delito. "Nota-se que a decisão de 2º grau não apresentou nenhum fundamento jurídico para a denegação da liminar, limitando-se a asseverar que apenas 3 astronautas, que estão em órbita, é que estariam a salvo da covid-19."

O desembargador responsável pela decisão no TJ/SP afirmou que, "à exceção de três pessoas, todas demais estão sujeitas a risco de contaminação, inclusive os que estavam na Estação Espacial Internacional e retornaram à terra no princípio de setembro de 2019. Portanto, o argumento do risco de contaminação pelo COVID19 é de todo improcedente e irrelevante".

Decisão

Ao analisar o pedido, o ministro observou que, por questões processuais, o HC não deveria ser conhecido, visto que não cabe HC contra decisão proferida por membro de Tribunal Superior. Considerou, por outro lado, a possibilidade de, excepcionalmente, conceder a ordem de ofício - o que vislumbrou no caso dos autos.

Edson Fachin concluiu que as decisões anteriores fundamentaram-se em "meras percepções da realidade em geral", escapando do caso concreto. Disse ainda que, mesmo reconhecendo situação de superlotação e impossibilidade de resguardar direitos aos presos, "abstiveram-se de adotar qualquer medida paliativa".

"Tenho que a avaliação empreendida pelas instâncias ordinárias, ao negarem a conversão da pena privativa de liberdade em prisão domiciliar, por sua generalidade e abstração, não satisfazem a necessidade de motivação das decisões judiciais, bem como afrontam precedente vinculante desta Corte (SV 56) e por isso autorizam a concessão da ordem, ainda que de ofício."

Leia a decisão.

___________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus 

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas