MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Defensoras públicas de SP repudiam post de escola para concursos por alusão ao estupro
Nota de repúdio

Defensoras públicas de SP repudiam post de escola para concursos por alusão ao estupro

Segundo o grupo, post compara situação de concurseiros com violência sexual, e apresenta discriminação de gênero.

Da Redação

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atualizado às 16:37

Coletivo feminista de defensoras públicas do Estado de SP emitiu nota de repúdio contra um post supostamente veiculado na última segunda-feira, 11, no Instagram de uma escola para concursos com mais de 1 milhão de seguidores. De acordo com a entidade, "o referido post fazia propaganda de curso de preparação para concurso público por meio de alusão à ideia de estupro coletivo de uma mulher".

A foto abaixo, que ilustra o suposto post, foi disponibilizada pelo coletivo feminino, entretanto, não está mais disponível na página em questão.

t

Segundo o documento, "ao que tudo indica, a ideia da postagem é: 'se você não estudar você vai sair prejudicado'. Para 'ilustrar' tal resultado indesejado, fazem uma analogia com a questão da violência sexual (como se o estupro fosse uma coisa banal, não traumática) e procuram representá-la da forma mais violenta e terrível 'imaginável', relacionando a figura do homem negro, já associado pelo racismo a um estereótipo animalesco, selvagem e viril, à do agressor".

Mais adiante, a nota afirma que a imagem e sua legenda reforçam a cultura do estupro e reproduzem uma lógica de hipersexualização do homem negro.

O coletivo externou seu total repúdio com a conduta, que "diminui e ridiculariza a dor e sofrimento de mulheres vítimas de violência sexual". Segundo a entidade, tal postura também reforça e reproduz o racismo sofrido por homens negros.

"Destacamos que as discriminações de gênero e raça acima apontadas são violações de direitos humanos e atentam contra os fundamentos do Estado Democrático de Direito, sendo, portanto, incompatíveis com a formação jurídica que deve ser oferecida aos futuros profissionais do Direito."