MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Academia Paulista de Direito cria comissão para examinar atuação de Executivo diante da ordem internacional
Comissão

Academia Paulista de Direito cria comissão para examinar atuação de Executivo diante da ordem internacional

A comissão foi instituída pelo presidente da instituição, desembargador Alfredo Attié.

Da Redação

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Atualizado às 09:43

O presidente da APD - Academia Paulista de Direito, desembargador Alfredo Attié, instituiu uma comissão de estudos para viabilizar a atuação da Academia e da sociedade civil brasileira, no foro internacional, visando cessar o que chamou de "regime anticonstitucional".

t

Segundo a instituição, esse regime anticonstitucional se expressa "por meio das constantes declarações do presidente da República e de seus ministros, além de atos e omissões que violam tanto a Constituição quanto compromissos com a ordem jurídica internacional expressos em tratados e convenções, cujas estipulações possuem status constitucional".

A comissão examinará as normas existentes, de âmbito interno e internacional, bem como fará análise crítica das representações já endereçadas ao Tribunal Penal Internacional, pela Comissão Arns e pelo Instituto Brasileiro de Juristas Democráticos. A comissão individualizará as responsabilidades.

Para compor o grupo foram nomeados os juristas brasileiros Sylvia Steiner, que foi desembargadora Federal e juíza do Tribunal Penal Internacional, o professor Juarez Tavares, um dos mais importantes especialistas em Direito Penal, o professor Geraldo Prado, de experiência e reconhecimento por sua atuação acadêmica e advocatícia no âmbito interno e internacional, o professor Fauzi Hassan Choukr, especialista em Direito Processual Penal, autor de importantes estudos sobre o Direito Penal internacional e sobre o Tribunal Penal Internacional, e o professor Maurides Ribeiro, especialista em criminologia de reconhecimento internacional

A comissão será coordenada pelo presidente da APD, assim como terá a participação de coordenadora e dos pesquisadores da Academia da Paz, Centro Internacional da Paz, Justiça, Solidariedade e Transformação de Conflitos, vinculado à Cadeira San Tiago Dantas, da Academia Paulista de Direito.

Os trabalhos serão iniciados no dia 27 de maio, por meio de reunião virtual aberta aos interessados em acompanhar e em apresentar sugestões.

Ao final, a Comissão de Estudos emitirá parecer, que será divulgado à mídia, bem como publicado na Polifonia Revista Internacional da APD, servindo como base para a atuação internacional da Academia, inclusive perante o Tribunal Penal Internacional.

A plataforma para a realização das reuniões, assim como as datas e horários de sua realização, serão divulgados, oportunamente.

Informações: Academia Paulista de Direito.