MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Confira como foram as sessões das turmas do STF
Turmas

Confira como foram as sessões das turmas do STF

Estão previstos para julgamento as ações penais contra o deputado Federal Aníbal Gomes, que não está em exercício e contra o ex-senador Valdir Raupp.

Da Redação

terça-feira, 2 de junho de 2020

Atualizado em 3 de junho de 2020 07:10

Nesta terça-feira, 2, os ministros do STF se reuniram nas turmas para mais uma sessão de julgamentos.

Confira como foram as sessões.

1ª turma:

Simulação de roubo

De relatoria do ministro Marco Aurélio, a 1ª turma julga HC em que foi simulado um roubo durante depósito bancário para desviar dinheiro da empresa que o paciente, vítima do roubo simulado, trabalha. A defesa requereu a anulação do feito e a desclassificação do delito, já que a empresa perdoou o paciente e manteve o emprego. Por maioria, em placar de 4x1, foi indeferida a ordem. 

Lei seca

Em operação da Lei Seca, o paciente testou concentração de 0,36 miligrama de álcool por litro, o que supera a concentração permitida pelo CTB de 0,30 miligrama. Assim, foi condenado a seis meses de detenção e suspensão do direito de dirigir veículo automotor por dois meses.

A defesa alegou que as respostas do perito aos quesitos formulados foram todas negativas em relação a qualquer mínimo indício de confusão mental ou capacidade psicomotora alterada por uso indevido de álcool. Ressaltou que para a caracterização do crime previsto no CTB, é necessário que o agente esteja sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

O relator, ministro Marco Aurélio, indeferiu a ordem. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista, suspendendo o julgamento do processo.

2ª turma:

Corrupção e lavagem de dinheiro

A 2ª turma do STF deu continuidade ao julgamento de ação penal na qual o deputado Federal Aníbal Gomes, que não está em exercício, e o engenheiro Luiz Carlos Batista Sá respondem pela suposta prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sessão de hoje contou com os votos do relator, ministro Edson Fachin, e revisor, Celso de Mello, que condenavam os acusados pelas práticas de corrupção passiva e lavagem de capital. O julgamento será retomado na próxima semana. 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...