MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB é contra transferência ao STF do poder de cassar mandatos

OAB é contra transferência ao STF do poder de cassar mandatos

Da Redação

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Atualizado às 07:58

 

OAB

 

Ordem é contra transferência ao STF do poder de cassar mandatos

 

O vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Aristoteles Atheniense, afirmou ontem (22/11), na Câmara dos Deputados, que a entidade defende o voto aberto nas decisões do Legislativo sobre cassação de mandatos de parlamentares por quebra de decoro. "É a medida mais sensata e suficiente para assegurar a transparência na votação, com a identificação dos votantes, sujeitos, também, ao julgamento de seus eleitores", defendeu ele, durante audiência pública na Comissão Especial que examina a Proposta de Emenda Constitucional n° 533/06. A PEC, de autoria do deputado José Múcio Monteiro, trata da transferência de competência para o STF do julgamento de parlamentar que incida em alguma incompatibilidade prevista no artigo 54 da Constituição Federal, atribuição hoje exercida pelo Parlamento, por meio de votação secreta. A OAB é contra essa transferência de poderes, conforme sustentou.

 

Aristoteles Atheniense frisou que a entidade dos advogados, refletindo o que pensa a sociedade brasileira, discorda da PEC que transfere ao STF o julgamento dos processos de cassação dos deputados, "uma prática que foi estabelecida desde a Constituição de 1946". Ele lembrou que esse sistema é adotado também nos Estados Unidos, Canadá e outros países em que o Poder Legislativo é o responsável pela aplicação da perda de mandato ao parlamentar que incida em quebra de decoro.

 

Para ele, não parece razoável que a transferência da atribuição, conferida ao Congresso, para o STF, constitua a única forma de impedir que deixe de existir um grave prejuízo ao regular andamento do processo legislativo, como afirma o autor da PEC. Além disso, assinalou, "não há qualquer aviso de que o julgamento no Excelso Pretório ocorrerá em menor tempo que no Congresso Nacional, devido à pletora de feitos que assoberbam seus ilustres julgadores".

 

As posições defendidas pelo vice-presidente nacional da OAB foram elogiadas pelo presidente da Comissão Especial que examina a PEC, deputado Jairo Carneiro e pelo deputado Gustavo Fruet, que destacaram sua coerência com os anseios da sociedade brasileira. O relator da matéria é o deputado Luiz Antônio Fleury, que ainda não concluiu seu relatório sobre o mérito da PEC. No juízo de admissibilidade, examinado pela Comissão de Constituição e Justiça, a PEC foi inicialmente aprovada. Depende agora da votação do mérito pela Comissão Especial para seguir ou não à apreciação do Plenário.

 

_______________

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...