MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MC Carol deve excluir vídeo com imagem de criança sem autorização
Direito de imagem

MC Carol deve excluir vídeo com imagem de criança sem autorização

Vídeo teria atribuído à criança e aos pais conotação negativa.

Da Redação

terça-feira, 16 de junho de 2020

Atualizado às 16:13

A juíza de Direito Daniela Ferro Affonso Rodrigues Alves, da 1ª vara Cível da Região Oceânica do RJ, determinou a exclusão de vídeo pela cantora Mc Carol, divulgado nas redes sociais, o qual contém imagem de criança sem autorização dos pais ou representantes, atribuindo-lhe conotação negativa.

t

No pedido de tutela provisória, a família da menina, que tem 10 anos, diz que foi surpreendida com a exibição de um vídeo no Instagram da ré no qual aparece a imagem da criança sem autorização dos pais, e de forma descontextualizada. Nos comentários, a ré tece críticas à criança e a seus pais.

Ao analisar o pedido, a magistrada destaca que "a liberdade de expressão e de informação é um direito fundamental"; por outro lado, segundo o art. 5º, X, da CF, "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação".

Ela também destaca previsão do CC/02, o qual trata dos direitos da personalidade, e diz, em seu art. 21, que "a vida privada da pessoa natural é inviolável", cabendo à Justiça adotar providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.

Segundo a juíza, ao citar jurisprudência, sempre que há colisão entre princípios constitucionais, cabe ao intérprete chegar a uma inteligência harmoniosa. "Livre manifestação do pensamento, portanto, não significa exercício ilimitado, absoluto e incondicional do direito de divulgar, havendo limitação no próprio texto constitucional e leis federais."

No caso concreto, ela ainda destacou os arts. 15, 17 e 18 do ECA, segundo os quais “a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento", e "o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, ABRANGENDO A PRESERVAÇÃO DA IMAGEM", sendo dever de todos "velar pela dignidade da criança".

Assim, verificou presentes os requisitos para a concessão da tutela de urgência, para que a autora não tenha sua imagem veiculada e publicada sem autorização de seus pais ou representantes legais.

Em caso de descumprimento, será imposta multa diária de R$ 1 mil.

O advogado Gustavo Clementino Lima atua pelos autores.

Veja a decisão.

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...