MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF invalida uso da TR nas operações de crédito rural contratadas junto às instituições financeiras
Crédito Rural

STF invalida uso da TR nas operações de crédito rural contratadas junto às instituições financeiras

Por maioria, os ministros entenderam que o dispositivo é inconstitucional, pois atinge a coisa julgada e o ato jurídico perfeito, abrangendo os contratos celebrados anteriormente.

Da Redação

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Atualizado às 15:55

Nesta quarta-feira, 1, os ministros do STF julgaram inconstitucional a substituição do IPC - Índice de Preço ao Consumidor pela TR nas operações de crédito rural contratadas junto às instituições financeiras.

t

A PGR ajuizou ação contra o art. 26 da Lei 8.177/91 sob o entendimento de que a norma contraria a vedação de retroatividade da lei e atinge o ato jurídico perfeito, pois os contratos vigentes antes da edição da norma passam a ser alcançados pela alteração no índice de atualização.

Em 2019, o ministro Ricardo Lewandowski, relator, votou pela procedência do pedido. De acordo com o ministro, o dispositivo é inconstitucional, pois atinge a coisa julgada e o ato jurídico perfeito, abrangendo os contratos celebrados anteriormente. O relator destacou que o índice deve valer apenas a partir da promulgação da lei e no tocante às operações subsequentes. Naquela data, o ministro Alexandre de Moraes acompanhou o relator.

Na sessão de hoje, os ministros Marco Aurélio, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Dias Toffoli também seguiram o relator.

No julgamento em 2019, o ministro Luís Roberto Barroso divergiu do relator e votou pela improcedência da ação. Para Barroso, é razoável que se exija do Estado a correção de suas dívidas por índice de preços, uma vez que no sistema de precatórios isso é obrigatório e regulamenta a forma de pagamento dos débitos da Fazenda com os cidadãos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas