MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. A apresentação de fusões e aquisições para análise dos órgãos de defesa da concorrência poderá ser informatizada

A apresentação de fusões e aquisições para análise dos órgãos de defesa da concorrência poderá ser informatizada

Da Redação

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Atualizado às 08:50


CADE


A apresentação de fusões e aquisições para análise dos órgãos de defesa da concorrência poderá ser informatizada


O CADE colocou em consulta pública a minuta de resolução que visa atualizar o formato da notificação dos atos de concentração. O novo modelo do procedimento é fruto de um esforço conjunto dos três órgãos que compõem o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC): CADE, Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE) e Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE).


A Resolução lança um novo formulário, de preenchimento obrigatório, para notificação de atos de concentração para análise do SBDC. O objetivo com o novo formulário é melhorar a qualidade das informações prestadas e dar mais celeridade e eficiência à análise de atos de concentração. A melhoria na qualidade e precisão dos dados facilitará também a cooperação e troca de informações entre os membros do SBDC e outros órgãos da administração pública.


O novo formulário, que vai substituir o atual Anexo I da Resolução 15/1998, deverá exigir informações mais completas logo a partir da submissão do ato para diminuir a necessidade de atos instrutórios e, com isso, reduzir o tempo de análise dos casos.


Hoje, todo o processo de submissão de atos de concentração é feito em papel, com a apresentação de todos os documentos em três vias, que são enviadas para a Seae, SDE e para o CADE.


A intenção é criar um software com o Formulário para Notificação que poderá ser baixado pela Internet, preenchido eletronicamente e enviado novamente pela rede mundial de computadores, como é feito hoje com a declaração do Imposto de Renda. O lançamento deste software ao público está previsto para abril do próximo ano.


A resolução prevê também a possibilidade de entrega de documentos em formato eletrônico, digitalizados do original e entregues na SDE em mídia não regravável, juntamente com uma via dos documentos em papel.


A possibilidade de apresentação de documentos em formato eletrônico é resultado de um projeto de modernização dos procedimentos internos dos órgãos do SBDC. A iniciativa tem por objetivo simplificar a notificação de atos de concentração, tornar mais ágil o trânsito de informações entre os órgãos e para os usuários do SBDC. Outra finalidade é reduzir a troca de documentos em papel e criar um banco de dados, que poderá dar mais agilidade e aprimorar a análise e decisão de atos de concentração.


A Resolução e o novo Formulário estão em discussão pela Consulta Pública nº 04/2006, pelo prazo de 30 dias, e as contribuições, sempre por escrito, podem ser enviadas até o dia 23 de dezembro de 2006 ao CADE, no endereço: Setor Comercial Norte - SCN - Quadra 02 - Projeção C - CEP 70712-902 - Brasília - DF; ou ainda pelo endereço de correio eletrônico [email protected], com a referência “Consulta Pública n. 04/2006”.


________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...