MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Após STJ negar, departamento de migrações autoriza entrada de argentinos no Brasil para StockCar
Stock Car

Após STJ negar, departamento de migrações autoriza entrada de argentinos no Brasil para StockCar

Autorização fica condicionada a atestado médico que demonstre não estarem com covid-19.

Da Redação

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Atualizado às 09:35

Integrantes argentinos da equipe Cavaleiro Sports da Stock Car poderão entrar no Brasil para participar da competição. Embora o pedido tenha sido inicialmente negado pelo STJ, o diretor do departamento de migrações, André Zaca Furquim, autorizou a entrada dos estrangeiros mediante declaração médica que ateste não estarem infectados pelo coronavírus.

t

Inicialmente, engenheiro e mecânico de uma das equipes da Stock Car ingressaram com habeas corpus preventivo contra a portaria interministerial 152/20, que restringiu a entrada de estrangeiros no país como medida de contenção da pandemia. Eles alegaram que, por não integrarem o grupo de risco da covid-19, não deveriam ter a entrada no Brasil negada. Os profissionais também questionaram a legalidade da portaria interministerial.

Mas o ministro do STJ Sérgio Kukina indeferiu o pedido. S. Exa. afirmou que, apesar de se compreender a importância dos membros da equipe para a realização da prova, não é possível verificar qualquer ilegalidade na portaria que restringiu a entrada de pessoas no Brasil.

A prova inaugural, que estava marcada para o dia 28 de junho, acabou não sendo realizada.

Novo pedido

Com nova data marcada, os integrantes da equipe solicitaram ao departamento de migração a autorização de entrada ao país, alegando que exercem funções imprescindíveis para que a equipe seja competitiva nas corridas e tenha condições técnicas para trabalhar.

Diante disso, o diretor do departamento de migrações autorizou o ingresso e permanência dos estrangeiros mediante declaração médica de autoridade sanitária ou médico local que ateste não estarem infectados pelo coronavírus.

O escritório Nogueira Leite Advogados Associados atua pelos estrangeiros.

  • Processo: 08084.004490/2020-02

Veja a decisão.

_____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t