MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aprovada proposta que assegura à OAB o direito de suspender advogados que facilitem prática de crimes por clientes

Aprovada proposta que assegura à OAB o direito de suspender advogados que facilitem prática de crimes por clientes

Da Redação

quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Atualizado às 08:38


CCJ Senado

Aprovada proposta que assegura à OAB o direito de suspender advogados que facilitem prática de crimes por clientes

A CCJ do Senado aprovou nesta quarta-feira (29/11) proposição que modifica o Estatuto OAB a fim de aperfeiçoar e ampliar a competência da entidade para julgar processos ético-disciplinares. Uma das alterações vai abrir caminho para a suspensão preventiva de advogados sob suspeita de envolvimento em ações criminosas para favorecer seus clientes.

Durante o debate, os senadores elogiaram a oportunidade da iniciativa (PLS 266/06 - clique aqui) no sentido de refrear desvios de condutas de profissionais como os que vêm facilitando o acesso de telefones celulares a criminosos dentro dos presídios. Assinado pelo senador Alvaro Dias, o projeto nasceu de sugestão elaborada pela própria OAB, com fez questão de mencionar o autor.

-Tive apenas a honra de apresentar a proposta - comentou.

A matéria foi relatada pelo senador Mozarildo Cavalcanti. Por ter recebido decisão terminativa, o projeto agora vai direto para exame da Câmara dos Deputados, a não ser que seja apresentado recurso ao Plenário. Na análise, o relator afirma que o crime organizado tem tentado passar a idéia de que a guerra travada entre as instituições e a criminalidade tem reduzido o poder do Estado, já havendo atingido a classe dos advogados. No entanto, como ressaltou o parlamentar, tal percepção social da profissão não pode distanciar-se da imagem original, "historicamente honrada". Por isso, avaliou, a OAB não pode tolerar em seus quadros "parcela disposta a comungar com a delinqüência".

A CCJ também aprovou na reunião substitutivo da Câmara a projeto originário do Senado (PLS 131/03 - clique aqui) que inclui as Defensorias Públicas no rol dos entes com legitimidade para propor ação civil pública (principal e cautelar). Agora, a matéria vai ao exame do Plenário.

Autor do projeto original, o senador Sérgio Cabral defendia também a inclusão dos parlamentares no elenco dos entes habilitados para essa iniciativa - cabível na defesa de interesses relativos ao meio ambiente e dos consumidores, entre outros.

_____________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram