MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF vai decidir em reclamação pedido do Legislativo para impedir fraudes em privatizações da Petrobras
Privatização

STF vai decidir em reclamação pedido do Legislativo para impedir fraudes em privatizações da Petrobras

Lewandowski determinou o desentranhamento da petição do Congresso e a reautuação como reclamação.

Da Redação

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Atualizado às 19:32

O ministro Lewandowski determinou o desentranhamento da petição e das peças processuais nas quais o Congresso pede nova cautelar do STF para impedir suposta "fraude" da Petrobras em privatizações - conduzindo "privatizações brancas". Com a determinação, deverá ser feita reautuação do requerimento como reclamação.

t

Trata-se de pedido de tutela provisória incidental das Mesas do Congresso Nacional, no qual apontam descumprimento, por parte da Petrobras, de acórdão proferido pelo plenário no qual o Supremo referendou liminar do ministro Lewandowski determinando a necessidade de autorização legislativa e processo licitatório para privatização de estatais com relação às empresas-matrizes.

Na oportunidade, os ministros definiram que apenas a venda do controle das subsidiárias e controladas de empresas públicas e sociedades de economia mista não necessitariam da autorização das Casas Legislativas.

"Fraude"

No pedido, as requerentes sustentam que a Petrobras pretende alienar o patrimônio da empresa a partir da criação de novas empresas subsidiárias, de modo a permitir que a decisão do Supremo seja "fraudada", pois, "por meio desse expediente de desvio de finalidade, a soberania popular estará privada de influenciar os contornos da venda substancial de ações da empresa-matriz". A operação, pontuam, "se trataria de venda disfarçada e simulada dos ativos da sociedade de economia mista".

Requerem, portanto, a nova prestação da tutela jurisdicional pelo STF "a fim de expurgar a omissão ensejadora do desvio de finalidade acima apontada, de modo a explicitar-se que é inconstitucional a criação de subsidiárias, sem autorização legal específica, por meio de fatiamento da empresa-matriz para ulterior alienação de ativos em mercado".

Decisão

Ao analisar o pedido, o ministro considerou que, dada a alegação de descumprimento de decisão proferida em controle concentrado de constitucionalidade, a complexa matéria deve ser debatida em instrumento adequado, qual seja, Reclamação, "voltada para a preservação da competência e garantia da autoridade das decisões do STF".

Assim, determinou o desentranhamento da petição e das peças processuais, com o encaminhamento do material à secretaria Judiciária para que proceda à reautuação do requerimento como reclamação.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas