MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PSB questiona norma da CGU que penaliza servidores que se manifestarem contra órgão que integram
STF

PSB questiona norma da CGU que penaliza servidores que se manifestarem contra órgão que integram

O partido propôs ADIn no STF requerendo que sejam imediatamente suspensos qualquer tipo de apuração ou punição administrativa e judicial contra servidores públicos.

Da Redação

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Atualizado em 7 de agosto de 2020 13:22

O PSB - Partido Socialista Brasileiro propôs ADIn no STF contra instrução correcional formulada pela CGU na nota técnica 1.556/20 que determina que a Administração Pública Federal deverá adotar medidas disciplinares contra servidores que formularem manifestações contrárias ao órgão ao qual está subordinado.

t

O partido alegou que o documento da CGU busca "alargar desproporcionalmente" o conceito de "recinto da repartição", previsto no art. 117, V, da lei 8.112/90, atingindo de forma indistinta todos os atos da vida privada do servidor público, sobretudo aqueles praticados em ambiente virtual.

"O conteúdo exposto na nota técnica ganha especial relevo considerando-se as competências conferidas à Controladoria-Geral da União pela lei 13.844/19, segundo a qual, dentre outras atribuições, lhe compete a "proposição de medidas legislativas ou administrativas e sugestão de ações para evitar a repetição de irregularidades constatadas" e a "execução das atividades de controladoria no âmbito da administração pública Federal"."

Para o PSB, ao estipular espécie de censura prévia aos servidores públicos Federais, a determinação configura manifesta violação do direito fundamental à liberdade de expressão. O partido ainda destacou que a orientação traduz clara violação ao princípio da legalidade estrita, tendo em vista as consequências sancionatórias da orientação disciplinar expedida para todos os órgãos da Administração Pública Federal.

O partido, então, requereu o deferimento de medida cautelar para que sejam imediatamente suspensos qualquer tipo de apuração ou punição administrativa e judicial contra servidores públicos.

Os advogados Rafael Carneiro e Felipe Correa, do escritório Carneiros Advogados, atuaram pelo partido.

____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas