MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Humberto Gomes de Barros integrará a Academia Brasiliense de Letras

Ministro Humberto Gomes de Barros integrará a Academia Brasiliense de Letras

x

Da Redação

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Atualizado às 08:06


Posse

Ministro Humberto Gomes de Barros integrará a Academia Brasiliense de Letras

No dia 5 de dezembro, o ministro Humberto Gomes de Barros, do STJ, toma posse na Academia Brasiliense de Letras.

O ministro foi eleito no dia 30 de junho deste ano, para ocupar a cadeira de número 8, antes pertencente a Oscar Dias Corrêa. A solenidade acontece no auditório da OAB, às 18h30.

Além de ser autor de muitos escritos jurídicos, o ministro é um grande apreciador da literatura e sempre publica crônicas e poesias. "Glossário Forense Canção das Alagoas", uma coleção de poesias, e "Usina Santa Amália" são algumas de suas obras. O ministro Humberto Gomes de Barros é membro da Academia Alagoana de Letras desde 2003, na qual ocupa a cadeira de número 18, antes ocupada pelo acadêmico Aldo Rubens Flores.

Alagoano de Maceió, o ministro está em Brasília desde 1962. Começou advogando na nova capital e, em 1970, ajudou a fundar o Instituto dos Advogados do Distrito Federal. Foi procurador-geral do Distrito Federal por três anos (1985/1988). Entre 1986 e 1987, foi presidente do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais de Estado. Sua competência jurídica rivaliza com sua paixão pelo cordel, mas a convivência entre ambas parece ser pacífica, afinal ele é referência nas duas áreas: jurídica e cultural.

Amante das coisas e da gente do seu estado, em 2003 o ministro Gomes de Barros, ao chegar à Academia Alagoana de Letras, brincou bem-humorado: "já era vitalício; agora me torno imortal". É esse bom-humor a sua marca registrada. Nos intervalos das sessões de julgamento, é conhecido por escrever cordel. Mas é modesto em se descrever: "Sou um mero arrumador de palavras, quando muito um simples cordelista." Sua modéstia não parece encontrar eco nas demais pessoas, tanto que essa é a sua segunda indicação a imortal. Sua vocação literária, segundo ele mesmo, é oriunda da cultura que ele e os irmãos receberam dos pais.

Em casa, o pai o político Carlos Gomes de Barros ensinava três lições: não tirar dez em comportamento (pois menino bem comportado ou está doente ou é mau-caráter), não ser o primeiro da turma (porque quem se mete na disputa pelo primeiro lugar termina cansado e perde toda a imaginação) e não chegar em casa apanhado. Atualmente, o ministro Humberto Gomes de Barros integra a Terceira Turma, a Segunda Seção e a Corte Especial do STJ, tribunal que integra desde 1991 e no qual foi eleito o novo ministro diretor da Revista, cargo que assume em abril. Membro do Tribunal Superior Eleitoral, exerce o cargo de corregedor-geral eleitoral.

_______________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.