MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa de montagem de stands receberá 10% a menos por serviço inferior ao contratado
Insatisfação

Empresa de montagem de stands receberá 10% a menos por serviço inferior ao contratado

Colegiado, entretanto, reconheceu que as instalações foram finalizadas a tempo e que a requerida pôde participar dos eventos.

Da Redação

domingo, 16 de agosto de 2020

Atualizado às 09:58

Empresa que atua na instalação de stands receberá os valores estabelecidos em contrato com abatimento de 10%, em razão do serviço prestado ser inferior ao estipulado. A decisão que deu parcial provimento ao recurso é da 17ª câmara Cível do TJ/PR.

t

Segundo os autos, a contratante pactuou os serviços da contratada para a instalação de stands que foram utilizados em dois eventos. O valor foi acertado previamente e o pagamento programado para ser parcelado. No entanto, a contratante não realizou o pagamento das duas últimas parcelas do contrato sob o argumento de problemas na montagem e na qualidade dos stands.

Em razão disso, a contratada ingressou com ação de cobrança na qual solicitou o pagamento pelo serviço realizado. Do mesmo modo, a contratante entrou com uma medida cautelar de sustação de protesto e uma ação declaratória de inexigibilidade de dívida.

O juízo de 1ª instância foi favorável a contratante, afirmando que a qualidade dos produtos oferecidos deixou muito a desejar. Na sentença, a contratante foi desobrigada a cumprir o pagamento dos valores avençados entre as partes.

Inconformada, a empresa interpôs recurso e sustentou que os serviços de instalação dos stands foram executados com perfeição, sem qualquer defeito ou má qualidade, tendo a autora participado normalmente do evento com a exposição de sua marca.

Para o relator do recurso, juiz convocado Fabian Schweitzer, os elementos probatórios acostados aos autos demonstraram que os serviços para os quais a autora foi contratada não foram prestados com a qualidade estipulada.

“A propósito, importa reconhecer que as instalações foram finalizadas a tempo e que a requerida pôde participar dos eventos, não lhe sendo aplicada nenhuma punição pela organização da feira.”

Segundo o magistrado, mostra-se legítima a cobrança dos valores em aberto, porém em valor proporcional à apresentação final prometida nas avenças.

Sendo assim, estabeleceu que o valor devido deverá ser calculado e devidamente atualizado, acrescido das penalidades contratuais decorrentes do inadimplemento, procedendo-se ao abatimento da quantia equivalente a 10% do valor total do contrato como forma de remunerar os serviços contratados com redução de parte mínima em razão do não cumprimento integral dos contratos.

O escritório Guazelli Advocacia atua na causa pela empresa que instalou os stands.

  • Processo: 0048575-64.2013.8.16.0001

Leia o acórdão.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista