MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco Aurélio nega ação do PDT para afastar ministro Paulo Guedes
STF

Marco Aurélio nega ação do PDT para afastar ministro Paulo Guedes

Partido alegou em ADPF interferência na operação Greenfield.

Da Redação

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Atualizado às 14:48

t

Em decisão nesta sexta-feira, 14, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, negou pedido do PDT para afastar o ministro da Economia Paulo Guedes.

O partido ajuizou ADPF alegando que a permanência do ministro Guedes no cargo pode "estorvar o bom andamento das investigações policiais" na operação Greenfield, que apura fraudes em aportes de fundos de pensão.

Contudo, ministro Marco Aurélio concluiu que o instrumento é inadequado na situação narrada na inicial.

"A arguição de descumprimento de preceito fundamental é instrumento nobre de controle abstrato de excepcionalidade maior, destinado à preservação de norma nuclear da Carta da República. Mostra-se incabível para dirimir controvérsia atinente a circunstâncias e agentes plenamente individualizáveis. Fosse isso viável, surgiria situação incompatível com a Lei Maior, transmudando-se a natureza da ação, de objetiva para subjetiva."

Assim, negou seguimento ao pedido do PDT.

"Ficou evidente o abuso do partido, ao tentar fazer um pedido descabido, desleal e sem qualquer lastro na realidade dos fatos, com o único objetivo de desestabilizar a economia do país. É importante registrar, mais uma vez, que Paulo Guedes foi duas vezes inocentado pela CVM e que os fundos administrados por sua gestora antes de assumir o ministério deram lucro aos fundos de pensão que neles investiram", afirmaram Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso (Figueiredo & Velloso Advogados Associados), advogados de Paulo Guedes.

  • Processo: ADPF 724

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas