MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF mantém suspensão de promotor por publicações no Facebook
Sanção disciplinar

STF mantém suspensão de promotor por publicações no Facebook

Eugênio Paes Amorim foi penalizado por decisão do CNMP.

Da Redação

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Atualizado em 18 de agosto de 2020 11:13

A 1ª turma do STF concluiu nesta segunda-feira, 17, julgamento de mandado de segurança de Eugênio Paes Amorim contra pena de suspensão do CNMP por postagens do promotor no Facebook. O placar ficou em 4x1 pela manutenção da sanção disciplinar, vencido o ministro Marco Aurélio.

Em março de 2018, Paes Amorim publicou a mensagem "Ou o Brasil acaba com a esquerda ou a esquerda acaba com o Brasil!!!" e compartilhou publicação com o slogan "eu sou anticomunista" acompanhado do símbolo comunista da foice e do martelo dentro de uma sinalização de proibição.

O CNMP suspendeu o promotor do cargo por 53 dias, concluindo que  as declarações violam o regime democrático e o pluralismo político.

t

O relator, ministro Luiz Fux, denegou a segurança sob entendimento de que a liberdade de expressão não pode ser invocada para excluir a possibilidade de responsabilização disciplinar dos membros do parquet que se portem de forma a violar elementos constitucionais fundantes da República brasileira e até da própria função do MP, quais sejam: o pluralismo político e a defesa de minorias políticas.

"Não se trata de censurar o cidadão Eugênio Paes Amorim, independentemente do cargo que exerce ou do status que possui. Mas, sim, de sindicar a posteriori eventual abuso (com todos os cuidados que tal palavra merece no plano judicial) durante o seu exercício do direito fundamental à liberdade de expressão, sobretudo em cotejo com seus deveres funcionais."

Para Fux, tendo o CNMP examinado a conduta do promotor de forma adequada e fundamentada, aplicando a sanção regularmente, dentro de suas competências, "não entrevejo flagrantes ilegalidade, teratologia ou abuso de direito para proferir entendimento excepcional, de modo a cassar o decisum administrativo".

Os ministros Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Barroso acompanharam o voto do relator.

Em divergência, ministro Marco Aurélio afirmou no voto que não foi comprovado que as manifestações do impetrante instigaram ou incitaram o ódio.

"Não há nenhuma afirmação categórica contrária ao regime democrático ou efetivamente atentatória a direito de minoria. Não se vislumbra manifestação alguma a induzir preconceito odioso. Por óbvio, as declarações provocam repúdio imediato em muitos, e poderia até dizer que encontrariam seguidores, mas a defesa, na condição de cidadão, de certa ideologia não pode ser apenada em âmbito disciplinar."

De acordo com Marco Aurélio, o ato de externar opinião em rede social é protegido pela liberdade de expressão, não conduzindo ao desprestígio do cargo ocupado ou da instituição a que se vincula.

"Tal fato, por si só, em um Estado Democrático de Direito, não pode ser objeto de reprimenda direta e radical do Poder Público, sendo esta possível somente quando a divulgação ocorra de maneira violenta ou com mínimo risco de, propagando-se, transformar-se em pensamento disseminado na sociedade."

S. Exa. consignou que a limitação estatal à liberdade de expressão deve ser com caráter de máxima excepcionalidade.

"Como é possível publicação em perfil pessoal, longe de caracterizar-se como manifesto retórico de incitação à violência, converter-se em risco iminente à democracia? A interação política deve basear-se em critérios justos e limpos, no confronto de ideias. Parafraseando Voltaire, há de se defender o direito do impetrante de divulgar o que pensa, ainda que se discorde dele. A suspensão não é a forma ideal de combate aos disparates do pensamento, tendo em vista que o Estado se torna mais democrático quando não expõe esse tipo de trabalho a censura oficial, deixando a cargo da coletividade o controle, formando as próprias conclusões."

Assim, divergiu do ministro Fux para conceder a ordem.

Veja o voto do ministro Marco Aurélio.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas