MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: lei do RJ que beneficiou motoristas de coletivos e taxistas é inconstitucional
Trânsito

STF: lei do RJ que beneficiou motoristas de coletivos e taxistas é inconstitucional

Votação unânime foi formada a partir do voto do relator Celso de Mello.

Da Redação

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Atualizado em 25 de agosto de 2020 07:49

Por unanimidade, STF decidiu que lei do RJ que beneficiou motoristas de coletivos e taxistas é inconstitucional. Ministros acompanharam o voto do relator Celso de Mello.

O caso foi julgado no plenário virtual da Corte, em votação finalizada na sexta-feira, 21.

t

Caso

Em 2002, a então governadora do RJ, Benedita da Silva, ajuizou ação contra uma norma que beneficiou motoristas profissionais condutores de veículos de transporte coletivo e taxistas que atingiram 20 pontos na carteira de habilitação. A lei estadual 3.375/00 suspendeu a aplicação da perda do direito de dirigir a esses motoristas.

O argumento principal da governadora é que não cabe ao legislador estadual suspender penalidades de trânsito porque a CF (artigo 22, inciso XI) prevê que a competência para tratar de matéria de trânsito é privativa da União.

Alegou também ofensa ao princípio da isonomia (artigo 5º), visto que a norma beneficia só uma determinada categoria de motoristas.

Pedido procedente

Ministro Celso de Mello, relator, votou pela procedência da ação para declarar a inconstitucionalidade integral da lei estadual 3.375/00.

"A lei fluminense ora impugnada (...), ao dispor sobre regras concernentes a penalidade decorrente de infração de trânsito (suspensão do direito de dirigir), regulou matéria pertinente à disciplina normativa do trânsito, com evidente transgressão à cláusula constitucional que atribui, em caráter privativo, à União Federal competência para legislar sobre o tema em referência."

Veja o voto de Celso de Mello na íntegra.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...