MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Comissão eleitoral da OAB aprova voto direto para diretoria do Conselho Federal
Advocacia

Comissão eleitoral da OAB aprova voto direto para diretoria do Conselho Federal

Com a aprovação pela comissão, o tema será deliberado no plenário.

Da Redação

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Atualizado às 14:40

t

A comissão eleitoral do Conselho Federal aprovou parecer que institui o voto direto para a eleição da diretoria da OAB Nacional.

Atualmente a escolha é realizada de forma indireta: são os conselheiros Federais das seccionais que escolhem o nome que irá presidir a Ordem em âmbito Federal, sendo ao todo 81 votos.

De acordo com a proposição, o voto será federativo, de modo que cada Estado contabiliza um voto. Todo advogado teria direito a votar diretamente para escolha do cargo de presidente Nacional - e respectiva Diretoria - mas o resultado de cada Estado valeria um voto para eleição Nacional, de modo a manter a representatividade federativa. Na prática, o voto de um(a) advogado(a) de um Estado menos populoso valerá bem mais.

A proposta alterar os artigos 53, §2°, 63 e 67 da lei 8.906/94, passando tais normas a prever que todos os cargos do sistema OAB, inclusive da Diretoria do Conselho Federal, serão escolhidos por voto direto, sendo que para a eleição de Presidente do Conselho Federal e respectiva Diretoria será utilizado o critério federativo.

Com a aprovação pela comissão, o tema será deliberado no plenário do Conselho Federal.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas