MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Títulos de Crédito"

Resultado do sorteio da obra "Títulos de Crédito"

Da Redação

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Atualizado em 4 de dezembro de 2006 14:44


Sorteio de obra

Migalhas sorteou de um exemplar da obra "Títulos de Crédito" (328 P.), de autoria de Hilário de Oliveira e gentilmente oferecido pela Editora Pillares. Confira o ganhador abaixo.

Sobre a obra:

No mundo jurídico, os créditos documentados (registrados no passivo circulante, pelas empresas tomadoras) são vistos como contratos bancários. Neste trabalho fica demonstrado que esses papéis, apesar de terem procedência de descritor contratual e mercantil, transcendem de posição nas suas apresentações no exterior: as cartas de crédito (sobrelinhadas no ativo circulante, pelo seu beneficiário) adquirem viço, eficácia e tipicidade cartular parar serem reconhecidas no seu prescritor como títulos de crédito.

Neste perfil, o trabalho proposto objetiva evidenciar uma nova postura, no âmbito das vendas sobre documentos, que contemplem os pagamentos, o ingresso de divisas pelo banco de cobertura e os deveres instrumentais cartulários, recentemente introduzidos na legislação pátria (vejam-se os artigos 529 a 532 de novo Código Civil). Um livro elaborado em pesquisas teórica, analítica e crítica.

Sobre o autor:

Hilário de Oliveira é escritor e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, Professor de Direito Comercial e de Direito Empresarial na Universidade Federal de Uberlândia.

___________

Ganhador:

Walace Luiz Mariani, do Centro Universitário do Espírito Santo