MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Mussi revoga prisão preventiva de réu primário flagrado com quantidade pequena de droga
Penal

Ministro Mussi revoga prisão preventiva de réu primário flagrado com quantidade pequena de droga

Conforme S. Exa., desde a lei anticrime, a custódia processual deve ser decretada somente em último caso.

Da Redação

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Atualizado às 16:29

O ministro Jorge Mussi, atual vice-presidente do STJ, determinou em decisão do último dia 17 a substituição da prisão preventiva de acusado que é réu primário e com bons antecedentes, preso em flagrante com pouca quantidade de drogas.

A prisão ocorreu em 9/5/220, e foi convertida em preventiva no mesmo dia. Posteriormente, o paciente foi denunciado por ter sido surpreendido trazendo consigo e transportando, para fins de mercancia, 19,2g de cocaína.

t

Para o ministro Mussi, é "necessário ter-se em mente que, após a edição e a entrada em vigor da novel lei 13.964/19, a prisão cautelar é a última medida a ser ordenada pelo magistrado para assegurar o processo e a ordem pública e social".

"A custódia processual deve ser decretada somente em último caso, quando realmente se mostre necessária e adequada às circunstâncias em que cometido o delito e às condições pessoais dos agentes."

No caso, observou S. Exa., o acusado foi pego em flagrante na posse de quantidade não exorbitante de material tóxico, "a demonstrar que não se trata de tráfico de grande proporção, ou seja, que a potencialidade lesiva da conduta em si considerada não pode ser tida como das mais elevadas". Mussi anotou ainda o fato de que o réu é primário e sem antecedentes.

"Deste modo, é mister concluir que as circunstâncias do caso - as favoráveis condições pessoais do acusado aliadas à quantidade não exorbitante da droga apreendida - estão a indicar, excepcionalmente, a suficiência da imposição das medidas cautelares alternativas à prisão para alcançar os fins acautelatórios pretendidos."

Assim, decretou a substituição da prisão cautelar por comparecimento periódico em juízo, proibição de se ausentar da comarca e recolhimento domiciliar no período noturno.

O advogado Ygor Biaggioni Batista é responsável pela defesa do impetrante.

Veja a decisão.