MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cliente que teve compra estornada contra sua vontade não será indenizado
Direito do Consumidor

Cliente que teve compra estornada contra sua vontade não será indenizado

Empresa constatou um defeito no produto e não o enviou.

Da Redação

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Atualizado às 14:40

Cliente que comprou relógio e teve compra estornada antes do produto ser enviado não será indenizado. Empresa vendedora constatou que havia um defeito no visor, o que impossibilitaria a entrega. A decisão foi redigida pelo juiz leigo Filipe Sobreira Oliveira e homologada pela juíza de Direito Carla Rodrigues de Araújo, da Bahia.

t

O consumidor impetrou ação de obrigação de fazer com indenização por danos morais. Alegou que um dia antes da previsão de entrega recebeu um e-mail avisando que sua compra seria estornada, após ter sido constatado um defeito no visor do relógio.

Segundo a decisão, o cerne da questão diz respeito a saber se o cancelamento da compra tem o condão de caracterizar danos morais ao autor.

Para a magistrada, não foi comprovado nenhuma conduta capaz de gerar direito de indenização.

"Importante registrar, que, em que pese ter a parte autora nutrido expectativas de receber o bem, o valor foi estornado no prazo de 13 dias corridos, não vislumbrando ato ilícito, por si só, a conduta em cancelar e estornar em tão exíguo prazo."

A juíza acrescentou ainda que "a parte autora não demonstrou nenhum prejuízo efetivo com a ausência do bem. Ao contrário, confessa na exordial, que o valor foi estornado".

Sendo assim, julgou o pedido improcedente.

A empresa vendedora é representada pelo escritório Albuquerque Melo Advogados, em processo de responsabilidade dos advogados Rafael Coelho Fernandes e Thatyana Vasques, com o auxílio da estudante de Direito Mayra Moreira.

  • Processo: 0003864-22.2019.8.05.0113

Veja a sentença.

_______

Patrocínio

Patrocínio Migalhas