MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Site que publicou denúncias contra delegado da PF não terá de indenizar
Imprensa

Site que publicou denúncias contra delegado da PF não terá de indenizar

Magistrado concluiu que reportagens veiculadas pelo site estão dentro do limite da liberdade de imprensa e de manifestação.

Da Redação

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Atualizado às 10:13

O juiz de Direito Rodrigo Otávio Machado de Melo, da 2ª vara do JEC em Bauru/SP, julgou improcedente pedido de retirada de conteúdos jornalísticos e recebimento de danos morais do delegado da PF Mario Renato Castanheira Fanton pelo site O Antagonista.

O magistrado reconheceu que as reportagens veiculadas pelo site estão dentro do limite da liberdade de imprensa e de manifestação.

"Constata-se, no caso em tela, o animus narrandi que exclui a culpa e ocorre, quando a realização da reportagem tem conteúdo meramente informativo, procurando noticiar os fatos ou esclarecer o público a respeito de acontecimentos de interesse geral, sem, contudo, enveredar na intimidade da vida privada do cidadão, no caso o autor, ou expor sua imagem, de forma sensacionalista."

t

O delegado ajuizou ação afirmando que o site havia publicado conteúdo inverídico, ofensivo e difamatório em seu prejuízo, extrapolando, assim, os limites da liberdade de manifestação e de imprensa, proporcionando-lhe danos à honra, dignidade, imagem e nome, a ensejar o recebimento de indenização de natureza extrapatrimonial, além da retiradas dos conteúdos controvertidos.

Por conta disso, pleiteou a condenação ao pagamento de indenização por danos morais, além da obrigação de fazer, consistente na retirada dos conteúdos jornalísticos de todas as plataformas de divulgação.

Regularmente citados, os requeridos (site e seu administrador), em contestação, rebataram as alegações apresentadas pelo delegado, consignando o exercício regular de um direito, consistente na divulgação de fatos verdadeiros e de inegável interesse público, da mesma maneira que inexistente qualquer conteúdo ofensivo ou desabonador direcionado a pessoa do autor, não prosperando os pretensões por ele deduzidas.

Na apreciação da demanda, o magistrado reconheceu a inexistência de excesso nas reportagens jornalísticas reclamadas, que se limitaram a narrar os fatos apurados acerca do processo crime movido pelo MPF em desfavor do autor, de modo que respeitados os limites da liberdade de manifestação e de imprensa, o que ensejou a decretação de improcedência da ação.

"Após detida análise dos argumentos das partes, respeitado o entendimento do autor, forçoso reconhecer que não houve abuso na divulgação da matéria delineada nos artigos publicados no site 'o Antagonista', sendo evidente o intuito de narrar fatos e não denegrir a imagem do autor, limitando-se a abordar denúncias e fatos que foram narrados em processo crime movido pelo Ministério Público Federal contra a parte autora."

A defesa do veículo de comunicação e o jornalista administrador do site é patrocinada pelo advogado André Marsiglia Santos, idealizador da L+ Speech/Press e sócio da Lourival J. Santos Advogados, especializado em liberdades de expressão e de imprensa.

Veja a decisão.

__________