MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Último dia de Dias Toffoli na chefia do STF é marcado por homenagens
Homenagem

Último dia de Dias Toffoli na chefia do STF é marcado por homenagens

Nesta quinta-feira, 10, o ministro Luiz Fux será empossado como novo presidente da Suprema Corte. A ministra Rosa Weber será a vice-presidente.

Da Redação

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Atualizado em 10 de setembro de 2020 09:55

O plenário do STF realizou nesta quarta-feira, 9, a última sessão de julgamentos da gestão do ministro Dias Toffoli na presidência. Os colegas da Suprema Corte prestaram homenagens a Toffoli e o parabenizaram pela gestão do Judiciário.

t

O ministro aposentado Sepúlveda Pertence apareceu em vídeo exaltando o trabalho de Dias Toffoli na presidência do STF: “gestão magnífica”, disse. Pertence relembrou as ocasiões nas quais Dias Toffoli sustentou da tribuna do STF quando ainda era AGU e ressaltou seu bom trabalho.

Posteriormente, o ministro Alexandre de Moraes discursou acerca da grande capacidade administrativa e de gestão de Toffoli. Para Moraes, o ministro Toffoli soube fazer o correto, mesmo que criticado fosse, sempre aliado ao diálogo: “Não lhe faltou coragem”, afirmou. Alexandre de Moraes finalizou sua fala enaltecendo a amizade entre eles e brincou: “gigantesco coração, apesar de palmeirense”.

O ministro Gilmar Mendes afirmou que Dias Toffoli deixa um legado exemplar com o fortalecimento da Democracia. Segundo demonstrou o ministro Gilmar, Toffoli deixa a presidência do STF com o menor acervo processual dos últimos 24 anos: "V. Exa. deu uma importante contribuição à história do Judiciário brasileiro", afirmou.

O ministro Edson Fachin homenageou Dias Toffoli dizendo que S. Exa. "é radicalmente um democrata", que rejeita o arbítrio. Em seguida, o PGR Augusto Aras avaliou como "brilhante" a passagem de Toffoli na chefia do Judiciário, período em que se viu o aperfeiçoamento da Justiça no Brasil.  

O presidente da República, Jair Bolsonaro, também marcou presença na sessão e reiterou que o diálogo proporcionado por Dias Toffoli em momentos difíceis "foi muito importante para o destino do nosso Brasil". Bolsonaro elogiou a capacidade de Toffoli em se antecipar dos problemas e propor soluções. Por fim, pediu iluminação a Deus para poder indicar o próximo ministro do STF. 

Agradecimentos

O ministro Dias Toffoli, em seu discurso, agradeceu a todos os servidores do Judiciário enfatizando o funcionamento da Justiça sem cessar, mesmo nas mais adversas circunstâncias. Toffoli afirmou que prezou pelo diálogo nos desafios da jornada: "Não devemos temer o diálogo, mas a ausência dele. A quem interessa a ausência do diálogo?", disse. 

O ministro enfatizou o "peso da cadeira" da presidência do STF, como um dos chefes de Poder da nação brasileira: "não é pouca coisa (...) Tudo o que fiz nestes dois anos foi buscando a concretização da essência da Constituição Federal de 1988", afirmou.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...