MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Economia regride ao patamar de 2009 e aumentam os desafios do desenvolvimento brasileiro

Economia regride ao patamar de 2009 e aumentam os desafios do desenvolvimento brasileiro

Confira texto de Cheuri Prade.

Da Redação

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Atualizado às 09:24

t

Apesar das expectativas pessimistas de analistas e da equipe econômica, o tombo de 9,7% do PIB no último trimestre assustou. Com o resultado, o país entra oficialmente em recessão técnica ao acumular dois trimestres consecutivos de encolhimento do nível de atividade.

A desvalorização do Produto Interno Bruto é a maior desde o início dos cálculos nesta formatação, em 1996. Em relação ao mesmo trimestre de 2019, a queda é ainda maior e atinge impressionantes 11,4%. É notório o impacto da crise do coronavírus, porém, se atentarmos ao fato que o IBGE também revisou o cálculo do  trimestre anterior para uma queda de 2,5%, a situação fica ainda mais preocupante. 

Um dos fatores que impediram uma retração maior, foi a distribuição do Auxílio Emergencial prorrogado até 31 de dezembro de 2020. Ainda assim, a soma de bens e serviços produzidos no país totalizou R$ 1,653 trilhão, fazendo a economia regredir ao mesmo patamar do final de 2009. 

Diferente das recessões anteriores, esta acontece antes de uma recuperação das perdas da economia no período entre 2014 e 2016. A tímida evolução nos últimos 3 anos mostrava que havia possibilidade de um ciclo mais virtuoso após a política de controle dos gastos públicos iniciada na gestão Temer (2016-2018). 

Com este resultado, os desafios para o crescimento nos próximos anos aumentam. As desigualdades regionais tendem a crescer com uma população empobrecida e com os setores da indústria e serviços atingindo quedas em números recorde. Independente da corrente política, urge a necessidade de um planejamento de Estado para superar as dificuldades apresentadas. O professor Gilberto Bercovici, comenta o seguinte sobre o tema: 

O planejamento é tão importante que ninguém é contra o planejamento. As pessoas das mais variadas concepções, desde os ultraliberais até os mais intervencionistas, defendem o planejamento do Estado. E daí a sua importância: ele não só demonstra quais são os objetivos e metas, tenta evitar desperdícios, como políticas sem utilidade ou em duplicidade, organizando a atuação do Estado para atingir determinados fins, com o fito de promover a mudança das estruturas econômicas e sociais.” 

Neste contexto, é imprescindível fazer uma leitura crítica para retomar uma proposta de desenvolvimento do país com foco em planejamento para o enfrentamento da crise. A LEPHS oferece o curso “Ciclos Econômicos e Desafios do Desenvolvimento no Século XXI”, em que Delfim Netto, Gilberto Bercovici, Luiz Gonzaga Belluzzo e Paulo Rabelo abordam o impacto das transformações da economia global no desenvolvimento nacional. 

Conheça o conteúdo completo deste curso que é uma oportunidade única para entrar em contato com as perspectivas de renomadas personalidades da economia e do direito econômico para o desenvolvimento nacional em tempos tão turbulentos.

Lephs Consultoria e Desenvolvimento Profissional a Distancia LTDA

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...