MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. União pagará lucros cessantes por atraso em obra decorrente de ato ilícito de auditor
Direito Público

União pagará lucros cessantes por atraso em obra decorrente de ato ilícito de auditor

Decisão é do TRF da 4ª região.

Da Redação

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Atualizado às 19:25

t

O TRF da 4ª região manteve decisão que condenou a União a arcar com lucros cessantes em favor de adquirente de imóvel, cujo empreendimento só foi entregue 24 meses depois do contratado devido a atuação ilícita de servidor público Federal, que exigia propina para desobstruir a obra.

A União alegou que o ato foi um desvio individual e voluntário do auditor fiscal, de modo que seria do servidor a responsabilização, bem como que o embargo não foi a única causa para o atraso da obra.

O relator da apelação, desembargador Rogerio Favreto, afirmou que a responsabilidade objetiva resulta, além do ato comissivo estatal, tão só do fato danoso e do nexo causal.

"Não se trata de situação em que o Estado lato sensu assuma o risco integral, cabe - em contrapartida - a prova pelo ente público quanto às respectivas excludentes de responsabilidade, como o caso fortuito, a força maior, o fato exclusivo da vítima ou o fato de terceiros, pressupostos tais que não se relacionam a ato de agente estatal, bem como a ausência de nexo causal."

No caso concreto, avaliou o relator, restou comprovado que a construtora foi uma das prejudicadas pelos crimes de corrupção, o que levou ao atraso na obra. Por fim, consignou também que o atraso na entrega da obra configura frustração da parte autora.

Rogerio Favreto deu parcial provimento ao recurso da União apenas para declarar que o critério de atualização do valor do imóvel deve decorrer dos termos do contrato de compra e venda da unidade imobiliária firmado pelo autor.

O advogado Mauricio Alves De Boni representou o autor.

  • Processo: 5002163-26.2018.4.04.7100

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas