MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TozziniFreire Advogados cria área exclusivamente dedicada a Empresas e Direitos Humanos
Novidade

TozziniFreire Advogados cria área exclusivamente dedicada a Empresas e Direitos Humanos

Área é um dos pilares do grupo multidisciplinar ESG (Environmental, Social and Governance) que vem registrando grande crescimento nos últimos meses

Da Redação

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Atualizado em 23 de setembro de 2020 08:53

Em mais uma iniciativa inovadora, TozziniFreire Advogados lança a área Empresas e Direitos Humanos, dedicada a tratar exclusivamente do tema no Brasil. 

A nova área oferece assessoria consultiva, com orientação sobre impactos da empresa em direitos humanos, e contenciosa, atuando na resolução de conflitos em direitos humanos (réu e autor), sempre sobre temas e parâmetros nacionais e internacionais de direitos humanos aplicáveis à atividade empresarial. O serviço engloba ainda auditoria e compliance; tratativas com o Ministério Público e órgãos de fiscalização; e estruturação de negócios sociais e de impacto, EcoBanking, responsible investing e investimentos socioambientais, todos norteados pelos Princípios Orientadores para Empresas e Direitos Humanos da ONU.

Para Fernando Serec, CEO de TozziniFreire, a criação da área vem de acordo com uma demanda de mercado, a partir de esforços anunciados entre empresas e governos internacionais, a qual se estabelecerá muito rapidamente por aqui. “Observamos movimentações como o Pacto Global e o Grupo de Trabalho do UN Guiding Principles, assim como o anúncio da União Europeia, com o plano de imposição de due diligence em 2021. Esse serviço, que há muito é essencial para as empresas, será em curto prazo uma demanda indispensável no Brasil”, diz o CEO.

Clara Serva, responsável pela nova área de TozziniFreire e especializada em Mediação de disputas em Direitos Humanos, destaca que a preservação dos direitos humanos no ambiente corporativo tem ganhado mais relevância nos últimos tempos. “A relação das empresas com os direitos humanos tornou-se mais evidente, tanto por impactos positivos quanto negativos de suas atividades. Por anos, as discussões se mantiveram sob uma perspectiva filantrópica. Contudo, entendemos ser fundamental e inevitável que as empresas ultrapassem os limites da filantropia e internalizem os valores de direitos humanos em seu core business”, explica a advogada.

Como pilar do Grupo Multidisciplinar ESG, que registrou grande crescimento nos últimos meses, a área atua diretamente em frentes relacionadas ao público interno (colaboradores e prestadores de serviços), comunidade em que o negócio se insere e seu entorno, pela atividade-fim (serviço ou produto gerado) e com cadeia de produção. “Na prática, um dos exemplos que podemos mencionar é a expertise da área em resolver questões como a rescisão de contrato com fornecedores que violem direitos humanos e a internalização de tais valores em todas as etapas da cadeia de produção. Trabalhando lado a lado com os clientes, buscamos esvaziar ou mitigar riscos e maximizar os impactos positivos da empresa nos direitos humanos”, conclui Clara Serva.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA