MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Homem que teve microempresa falsa aberta em seu nome será indenizado pela União
MEI

Homem que teve microempresa falsa aberta em seu nome será indenizado pela União

Para magistrada, conduta dos fraudadores, não afasta a responsabilidade civil objetiva da União.

Da Redação

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Atualizado às 14:29

A juíza Federal substituta Giovanna Mayer, da 5ª vara Federal de Curitiba, condenou a União ao pagamento de danos morais a um homem que foi vítima de fraude. Consta nos autos que, por meio do site "Portal do empreendedor", fraudadores abriram uma microempresa individual no nome dele.

t

O homem ajuizou ação contra a União afirmando que recebeu diversas ligações de consumidores que adquiriram bens da empresa falsa, tendo até mesmo havido o bloqueio judicial de valores em sua conta corrente em virtude da ação movida por pessoa que desconhece e com a qual nunca estabeleceu qualquer relação.

Na inicial, o homem sustentou que o sistema de abertura de empresas na forma online disponibilizado pela União é temerário, pois um terceiro munido dos documentos e informações exigidos, pode realizar a constituição de empresa individual sem efetivamente ser o empresário real a que se referem os documentos.

Diante da situação, pediu o cancelamento do registro da empresa individual perante a União e a Junta Comercial do Estado de São Paulo. Pleiteou, ainda, que o "Portal do empreendedor" prestasse esclarecimentos sobre a criação da empresa e que fossem requisitadas informações referentes ao autor e à pessoa jurídica no Serasa.

Em contestação, a União afirma que não houve pedido administrativo para o cancelamento do CNPJ, que o modo de abertura de empresa MEI é simplificado e desburocratizado e que o ato ilícito foi praticado por terceiros.

Ao analisar o caso, a magistrada asseverou que "numa sociedade online, rápida e desburocratizada, o risco de fraude existe".

Para a julgadora, o custo de transação para a criação de um registro de MEI sem qualquer possibilidade de falha ou fraude implicaria em burocratização, o que não é desejável. "Esta magistrada não detém conhecimento técnico para dizer se o registro de MEI do jeito que é efetuado é temerário ou não. Sabe-se que o sistema simplificado de registro possibilitou que milhares de trabalhadores, que antes estavam em situação informal, tivessem seu estado empreendedor regularizado perante o governo".

Em sua análise, a magistrada concluiu que os autos evidenciam que a União não detém meios de identificar os perpetradores de fraude e que mesmo um sistema simples tem que possuir possibilidade de controle de acesso.

Com essas considerações, a magistrada pontuou que a conduta dos fraudadores, não afasta a responsabilidade civil objetiva da União. Assim, condenou a União ao pagamento de danos morais no valor de R$ 10 mil. A magistrada também anulou o ato jurídico que originou a abertura da empresa.

A advogada Oriana Lia Domingues (Engel Advogados) atua na causa pelo homem.

  • Processo: 5026893-13.2018.4.04.7000

Veja a decisão.

______________


Patrocínio

Patrocínio Migalhas